Artigo 859 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 859 - A representação dos sindicatos para instauração da instância fica subordinada à aprovação de assembléia, da qual participem os associados interessados na solução do dissídio coletivo, em primeira convocação, por maioria de 2/3 (dois terços) dos mesmos, ou, em segunda convocação, por 2/3 (dois terços) dos presentes. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 7.321, de 14.2.1945)
Parágrafo único. Quando verbal, a representação será feita ao presidente do tribunal ou à Procuradoria da Justiça do Trabalho, sendo reduzida a termo pelo funcionário designado para esse fim.
(Revogado pelo Decreto-lei nº 7.321, de 14.2.1945)
Gleibe Pretti, Advogado
há 2 anos

Temas importantes de processo do trabalho

TEMAS IMPORTANTES DE PROCESSO DO TRABALHO PROF. GLEIBE PRETTI 1. Prescrição e Decadência no Processo do Trabalho 1.1 Introdução: O instituto em destaque pode ser conceituado como a perda da pretensão…
3
0
Gleibe Pretti, Advogado
há 2 anos

Temas de processo do trabalho

TEMAS DE PROCESSO DO TRABALHO Profa. Ms. Elisabete Mariucci Lopes Prof. Me. Gleibe Pretti 2022 1.1 Introdução: O instituto em destaque pode ser conceituado como a perda da pretensão de reparação do…
2
0
Gleibe Pretti, Advogado
há 2 anos

Ações especiais na área do trabalho

AÇÕES ESPECIAIS NA ÁREA DO TRABALHO. Gleibe Pretti Elisabete Mariucci Lopes 1- Mandado de Segurança 1.1. Conceito Com previsão no art. 5º, LXIX da CRFB/88, o mandado de segurança trata-se de…
1
0

Como Identificar as Preliminares em Recursos Trabalhistas ou Não? erro de procedimento

O QUE SÃO PRELIMINARES? As preliminares processuais são objeções que podem ser arguidas na contestação ou no recurso , antes mesmo da parte falar sobre o mérito da questão. O juiz analisará o que foi…
23
2

A Resposta do Réu trabalhista

Prática Jurídica Trabalhista Professora: Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas 1 A Resposta do Réu no Direito Trabalhista Na relação processual, a reação à ação é uma consequência dos princípios do…
22
2

Contribuição Sindical

RESUMO A contribuição sindical foi uma conquista da Constituição de 1988, corroborando com interesses das classes em manterem-se firmes na busca de direitos aos trabalhadores. A finalidade da…
6
0

A inserção do portador de deficiência no âmbito trabalhista.

A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO Orientador: Professor Mestre Cláudio Jannotti da Rocha Vila Velha 2016…
3
0

Direito do Trabalho - Resumo

RITOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1. PROCEDIMENTO SUMÁRIO OU DISSIDIO DE ALÇADA Artigo 2 , $3 e $ 4 da lei 5.584 /70. Valor da causa até 2 salários mínimos (R$880,00). A fixação do rito se da no momento…
5
1

A interpretação jurisprudencial do pressuposto do “comum acordo”, introduzido pelo art.114, §2º, da Constituição Federal

A interpretação jurisprudencial do pressuposto do “comum acordo”, introduzido pelo art. 114 , § 2º , da Constituição Federal A jurisprudência concernente ao Direito Coletivo do Trabalho busca uma…
1
0
Enio Forjanes, Advogado
há 8 anos

O enquadramento sindical dos empregados em entidades sindicais

Enio Fernandes Forjanes [1] Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de discutir os impactos causados pela edição da Lei 11.295 /06, que acrescenta o parágrafo 2º ao artigo 526 da Consolidação das…
4
0