Artigo 1341 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1.341. A realização de obras no condomínio depende:
I - se voluptuárias, de voto de dois terços dos condôminos;
II - se úteis, de voto da maioria dos condôminos.
§ 1º As obras ou reparações necessárias podem ser realizadas, independentemente de autorização, pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer condômino.
§ 2º Se as obras ou reparos necessários forem urgentes e importarem em despesas excessivas, determinada sua realização, o síndico ou o condômino que tomou a iniciativa delas dará ciência à assembléia, que deverá ser co nvocada imediatamente.
§ 3º Não sendo urgentes, as obras ou reparos necessários, que importarem em despesas excessivas, somente poderão ser efetuadas após autorização da assembléia, especialmente convocada pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer dos condôminos.
§ 4º O condômino que realizar obras ou reparos necessários será reembolsado das despesas que efetuar, não tendo direito à restituição das que fizer com obras ou reparos de outra natureza, embora de interesse comum.
SAVA ADVOCACIA
há 4 meses

Diante do cenário da pandemia do Coronavírus, quais medidas deverão ser adotadas pelo condomínio que está com obras em andamento?

finalizadas. Para as obras emergenciais, deve-se aplicar o que está previsto no art. 1.341, §2º, do Código Civil, que permite...

Condomínio edilício: benfeitorias e obras

Condomínios edilícios necessitam de periódicos reparos. Mas cada uma das benfeitorias ou obras necessitam de aprovação dos condôminos em quóruns específicos para cada finalidade. O art. 96 e 1.341,…
Daniel Costa, Advogado
há 10 meses

Questões sobre Direito Condominial

1 - Quando o novo Código Civil entrou em vigor? Como fica a Lei nº 4591/ 64 diante da aprovação do novo Código Civil? O novo Código Civil (Lei Federal nº 10.406/02) entrou em vigor em 11/01/03. É o…
Andréa Resque, Advogado
há 2 anos

Quórum para obra útil em condomínio

TJSP se pronunciou na data de ontem 07/01/2019 em sede de Apelação sobre a cobertura de garagens de condomínios, considerada como OBRA ÚTIL no Código Civil art 1.341 Art. 1.341. A realização de obras…

Se assembleia aprovar, condomínio pode cortar água de morador inadimplente

Muitos condomínios residenciais, comerciais ou mistos, tem adotado o sistema de individualização de água, realizado por empresas particulares. Segundo esta prática, são instalados medidores…

Se assembleia aprovar, condomínio pode cortar água de morador inadimplente

1. Introdução Muitos condomínios residenciais, comerciais ou mistos, tem adotado o sistema de individualização de água, realizado por empresas particulares. Segundo esta prática, são instalados…
Direito Legal
há 5 anos

Limites da responsabilidade do arrematante pelo pagamento de taxas condominiais em atraso

*Josiclér Vieira Beckert Marcondes A doutrina e a jurisprudência já firmaram entendimento de que a obrigação de pagamento das despesas de condomínio para conservação da coisa comum tem natureza…

Aprovação de cobrança de cota extra de condomínio depende de tipo de obra

A cobrança de cota extra é assunto que traz acirradas discussões entre os moradores, envolvendo inúmeros aspectos, desde a oportunidade da realização da obra, conserto ou instalação, até a sua…

Novo CPC inclui cota condominial em título extrajudicial

A cobrança da cota de condomínio é assunto polêmico, que provoca acalorados debates, já que envolve um desembolso mensal da contribuição de cada unidade. Há inúmeras querelas envolvendo não só o…

Novo CPC inclui cota condominial em título extrajudicial

A cobrança da cota de condomínio é assunto polêmico, que provoca acalorados debates, já que envolve um desembolso mensal da contribuição de cada unidade. Há inúmeras querelas envolvendo não só o…