Artigo 1337 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1337. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.
Parágrafo único. O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento anti-social, gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar multa correspondente ao décuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da assembléia.

Convenção de Condomínio: o que de mais importante você precisa saber

Todo e qualquer condomínio, seja horizontal ou vertical, é sustentado legalmente na escritura pública e na convenção condominial. Serão classificados pela Prefeitura do local e, citando a cidade de…
Wander Fernandes, Advogado
há 2 meses

Impenhorabilidade do bem de família

Mais artigos e modelos de petições do mesmo autor: clique aqui. Instagram: @wander.fernandes.adv - O bem de família e as hipóteses de sua impenhorabilidade são expressamente tratadas pela Lei nº…

É possível expulsar o condômino antissocial?

O Código Civil no art. 1.337, parágrafo único prevê a possibilidade de aplicação de multa para condutas reiteradas de condôminos que não cumprem com seus deveres, e que possuem comportamento…

Condomínio pode punir morador que perturba os demais?

É sabido que morar em condomínio pode não ser fácil, afinal existem regras a serem seguidas para garantir a boa convivência, o que nem sempre acontece. Portanto, é com frequência que surge a…

Análise detalhada da Medida Provisória nº 1.085/2021 e Sugestões de Ajustes:

Carlos E. Elias de Oliveira Professor de Direito Civil, Notarial e de Registros Públicos na Universidade de Brasília – UnB –, no IDP/DF, na Fundação Escola Superior do MPDFT - FESMPDFT, no EBD-SP, na…
Thyago Garcia, Advogado
há 5 meses

Da Possibilidade de Cumulação das Multas Moratória e Compensatória/Administrativa ao Devedor de Cotas Condominiais.

Como se sabe, o pagamento regular da taxa condominial é obrigação inescusável de proprietários/possuidores que habitam imóvel em regime de condomínio edilício, conforme previsão expressa no art. 1336…

Condômino antissocial

Artigo 1337 , Lei nº 10.406 /2002 "O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes,…
Ivson Oliveira, Advogado
há 6 meses

O condomínio pode expulsar um morador do prédio por incomodar os vizinhos?

Morar em um prédio bem localizado no meio de uma grande cidade pode ser muito cômodo. Em muitos casos, aproxima o morador do seu trabalho, de padarias, supermercados, lojas e serviços. Além disso,…
Rebeca Araujo, Advogado
há 6 meses

O Condômino Antissocial pode ser expulso?

No dia 09 de novembro áudios de moradores de um condomínio de luxo conhecido em Recife por “Torres Gêmeas” foram vazados e pararam em diversos portais de notícias. As informações espalhadas pelos…
Marcus Monteiro, Advogado
há 10 meses

Multas em Condomínio: Requisitos para Aplicação e o Direito do Morador de Recorrer

Para o bom funcionamento dos condomínios, é fundamental que todos os moradores respeitem e cumpram as normas condominiais, expressas na convenção, no regimento interno e no Código Civil. Quando isso…