Artigo 1337 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1337. O condômino, ou possuidor, que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa correspondente até ao quíntuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, conforme a gravidade das faltas e a reiteração, independentemente das perdas e danos que se apurem.
Parágrafo único. O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento anti-social, gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar multa correspondente ao décuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da assembléia.

Seção I – Disposições gerais - Capítulo VII - Do condomínio edilício - Código Civil Comentado

Seção I - Disposições gerais Art. 1.331. Pode haver, emedificações, partesque são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos. 1 a 3 § 1º As partes suscetíveis de…

1. Aspectos Gerais - Parte II – A Responsabilidade do Incorporador Como Produtor - Responsabilidade Civil na Incorporação Imobiliária - Ed. 2022

Parte II – A responsabilidade do incorporador como produtor No que tem de específica, a incorporação imobiliária é regida pela Lei de Condomínio e Incorporação Imobiliária 1 . Contudo, sobre ela…

6.2 Pagamento a credor putativo - 6. Pagamento e sua eficácia - Direito Civil: obrigações

6.2 Pagamento a credor putativo DOUTRINA Teoria da aparência no direito – Evolução histórica “ A teoria da aparência, tal como a encaramos neste trabalho, é de criação inegavelmente recente. Não…

Capítulo 9. Necessidade de Alteração do Artigo 422 do Código Civil e Sugestão de Reforma Legislativa - A Boa-Fé Objetiva Pré-Contratual - Ed. 2021

Resta implícito no dispositivo que os deveres de conduta relacionados ao cumprimento honesto e leal da obrigação também se aplicam às negociações preliminares e sobre aquilo que se passa depois do…

Capítulo 11. Condomínio Edilício - Parte 2 - Direito Material Imobiliário - Curso de Direito Imobiliário Brasileiro - Ed. 2021

Rubens Carmo Elias Filho 11.1. Breve escorço histórico sobre o condomínio edilício A aglomeração decorrente das atividades mercantis, na busca de riqueza, fez surgir as primeiras cidades. De seu…

Capítulo 22. Ações Condominiais - Parte 3 - Contencioso Imobiliário Estratégico - Curso de Direito Imobiliário Brasileiro - Ed. 2021

Rubens Carmo Elias Filho 22.1. Ação de cobrança das cotas condominiais É certo que o Código de Processo Civil de 2015 atribui a qualidade de título executivo extrajudicial às despesas condominiais,…

1.1 Princípios fundamentais - 1. Aspectos Gerais - Responsabilidade civil na incorporação imobiliária - Ed. 2014

1.1 P rincípios fundamentais Tecemos algumas considerações a respeito da relação jurídica incorporativa como integrante da sistemática encontrada no Código de Defesa do Consumidor 1 e, agora,…

Lei Nº 13.777, de 20 de Dezembro de 2018 - Comentários à Lei da Multipropriedade - Ed. 2021

Altera as Leis nºs 10.406 , de 10 de janeiro de 2002 ( Código Civil ), e 6.015 , de 31 de dezembro de 1973 ( Lei dos Registros Públicos ), para dispor sobre o regime jurídico da multipropriedade e…

Capítulo 1. Do Condomínio Edilício - Condomínio e Incorporação Imobiliária - Vol. VII - Ed. 2020

Autor: Enéas Costa Garcia 1.Conceito e natureza jurídica A constante crise imobiliária e a falta de moradia, a verticalização das cidades e o desenvolvimento da técnica construtiva concorreram para o…

Art. 1.331 - Seção I. Disposições Gerais - Código Civil Comentado - Ed. 2021

Capítulo VII DO CONDOMÍNIO EDILÍCIO Seção I Disposições gerais Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos. § 1º…