Parágrafo 1 Artigo 225 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (Regulamento)
II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento)
III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; (Regulamento)
IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; (Regulamento)
V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (Regulamento)
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento)

Contestação - Ação Adicional de Horas Extras contra Associação Leopoldina Juvenil

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região Recurso Ordinário - Rito Sumaríssimo Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 22/02/2021 Valor da causa: Partes:…

Petição - Ação Indenização por Dano Moral

AO DOUTO JUÍZO DA ___ DA COMARCA DE IPATINGA/MG. , brasileiro, , desempregado, RG MG 17.705.981 SSP/MG, CPF , residente e domiciliado na CEP , por seu advogado , inscrito na 920 e , inscrito na ,…

Página 748 do Diário de Justiça do Distrito Federal (DJDF) de 4 de Agosto de 2021

informações veiculadas na petição de id 94910860 e documentos que a acompanham. Publique-se; ciência ao Ministério Público. BRASÍLIA-DF, Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021 22:12:28. CARLOS FREDERICO…

Página 750 do Diário de Justiça do Distrito Federal (DJDF) de 4 de Agosto de 2021

responsabilidade que vem sendo manifestamente negligenciada no Distrito Federal, particularmente no caso denunciado nos autos, conforme adiante se desenvolverá. Logo, não pode haver dúvidas sobre a…
Daniel Ramos, Estudante de Direito
há 22 horas

Direito Internacional do Meio Ambiente

INTRODUÇÃO  O Direito Internacional do meio ambiente, cada vez mais é concebido como uma ramificação independente do Direito Internacional Público. A conservação do meio ambiente é, no cenário…

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO : ARE 1025038-85.2017.8.26.0071 SP 1025038-85.2017.8.26.0071

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 1.285.591 SAO PAULO RELATOR : MIN. EDSON FACHIN RECTE.(S) : NATURE VITAE - SOCIEDADE DE PROTEÇAO ANIMAL E AMBIENTAL ADV.(A/S) : JOSE HERMANN…

Superior Tribunal de Justiça STJ - AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL : AREsp 852505 MG 2016/0028137-1

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 852505 - MG (2016/0028137-1) DECISAO Vistos, etc. Trata-se de agravo interposto pelo Estado de Minas Gerais e Outro contra decisão que inadmitiu o apelo nobre …

Superior Tribunal de Justiça STJ - AÇÃO RESCISÓRIA : AR 6979 DF 2021/0107453-0

AÇAO RESCISÓRIA Nº 6979 - DF (2021/0107453-0) DECISAO Trata-se de ação rescisória, com pedido de tutela de urgência, originalmente ajuizada por LUIZ JOSÉ BRAGHIATTO em face do MINISTÉRIO PÚBLICO DO …

Contestação - Ação Adicional de Horas Extras contra Associação Leopoldina Juvenil

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região Ação Trabalhista - Rito Sumaríssimo Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 08/07/2019 Valor da causa: Partes:…

Recurso - Ação Adicional de Horas Extras contra Associação Leopoldina Juvenil

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região Ação Trabalhista - Rito Sumaríssimo Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 08/07/2019 Valor da causa: Partes:…