Artigo 225 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (Regulamento)
II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento)
III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; (Regulamento)
IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; (Regulamento)
V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (Regulamento)
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento)
§ 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
§ 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
§ 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. (Regulamento) (Regulamento)
§ 5º São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
§ 6º As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.
§ 7º Para fins do disposto na parte final do inciso VII do § 1º deste artigo, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o § 1º do art. 215 desta Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 96, de 2017)
Saulo Seregatte, Advogado
há 13 horas

O uso de agrotóxicos: uma análise da injustiça ambiental e o impacto provocado nas comunidades rurais em decorrência da sua dispersão

genético e a zina costeira (art. 225 da CF); b) Meio ambiente cultural, que integra os bens de natureza material..., os edifícios comunitários (art. 21, XX, 182 e s. e 225, da CF); d) E, por …

Deveres Fundamentais Ambientais

diz respeito ao direito à vida, direito fundamental instituído no caput do art. 5º, da Constituição Federal. No entanto... protegido da norma contida no art. 225 da Constituição, que consiste na …

Contaminação por COVID-19 no ambiente laboral pode ser considerada doença ocupacional?

garantido ao trabalhador em seu Art. 225 da Constituição Federal [3] . A decisão do Supremo Tribunal Federal não... proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Esse artigo busca trazer elementos para …

Página 6 do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOEPB) de 8 de Agosto de 2020

37 e 225 da Constituição Federal e Art 227 da Constituição Estadual, assim como nas Leis nº6.544/97 c/c 6.757/99... do Meio Ambiente- pessoa jurídica de Direito Público, CNPJ nº08.329.849/0001-15, …

Página 25 da Cidade do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 8 de Agosto de 2020

do SEI 6027.2019/0010763-9 e no exercício de atribuições legais, fundamentado no artigo 225 da Constituição Federal e inciso... VI do artigo 23 da Constituição Federal, combinado com o parágrafo 3º …

Página 25 da Normal do Diário Oficial do Município de São Paulo (DOM-SP) de 8 de Agosto de 2020

constantes do SEI 6027.2019/0010763-9 e no exercício de atribuições legais, fundamentado no artigo 225 da Constituição Federal... e inciso VI do artigo 23 da Constituição Federal , combinado com o …
Manuela Mafra, Estudante de Direito
há 3 dias

Governança Judicial Ecológica

Direito Ambiental, regido pelo art. 225 da Constituição e regulamentado em um conjunto de Leis Federais, Estaduais..., portanto, um organismo vivo que, a passos mais curtos e com a orientação da Con…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Criminal : APR 10071170057344001 MG

. Ainda que o art. 225 da Constituição Federal preveja ser direito de todos os cidadãos um meio ambiente ecologicamente... do artigo 64 , da Lei 9.605 /98 c/c art. 163, parágrafo único, III, do …
Nelson Tanuma, Advogado
há 3 dias

A quem interessa a destruição da floresta amazônica?

ultravioleta. A nossa legislação maior, que é a Constituição Federal, no seu artigo 225, determina que todos têm direito...A quem interessa a destruição da floresta amazônica? Este artigo trata, …

Andamento do Processo n. 0015550-87.2016.8.08.0030 - Procedimento Comum Cível - 07/08/2020 do TJES

" do evento. A adoção desta teoria é justificada pelo âmbito de proteção outorgado pelo art. 225, caput, da CF de 1988... entre as partes trata-se de relação de consumo por equiparação (by standard …