Artigo 225 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; (Regulamento)
II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento) (Regulamento)
III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; (Regulamento)
IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; (Regulamento)
V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; (Regulamento)
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. (Regulamento)
§ 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
§ 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
§ 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. (Regulamento) (Regulamento)
§ 5º São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
§ 6º As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.
§ 7º Para fins do disposto na parte final do inciso VII do § 1º deste artigo, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o § 1º do art. 215 desta Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 96, de 2017)

Contestação - Ação Adicional de Horas Extras contra Associação Leopoldina Juvenil

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região Recurso Ordinário - Rito Sumaríssimo Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 22/02/2021 Valor da causa: Partes:…

Recurso - Ação Estabilidade decorrente de Norma Coletiva contra Pirelli Pneus

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região Recurso Ordinário Trabalhista Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 24/03/2017 Valor da causa: Partes:…
há 4 horas

Fundamentos Constitucionais do Direito Penal Ambiental

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA AMANDA KATHLEEN HARRISON FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO PENAL AMBIENTAL SÃO BERNARDO DO CAMPO 2013 AMANDA KATHLEEN HARRISON DIREITO FUNDAMENTOS…

Petição - Ação Indenização por Dano Moral

AO DOUTO JUÍZO DA ___ DA COMARCA DE IPATINGA/MG. , brasileiro, , desempregado, RG MG 17.705.981 SSP/MG, CPF , residente e domiciliado na CEP , por seu advogado , inscrito na 920 e , inscrito na ,…

Contestação - Ação Adicional de Insalubridade contra Agroterenas Citrus

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região Ação Trabalhista - Rito Ordinário Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 08/01/2014 Valor da causa: Partes:…

Página 21 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOERN) de 4 de Agosto de 2021

o objetivo de apuração quanto à licitação e execução do contrato para transporte escolar em 2013. Aos interessados, fica concedido o prazo até a data da sessão de julgamento da Promoção de…

Página 4002 do Diário de Justiça do Estado do Pará (DJPA) de 4 de Agosto de 2021

de Secretaria Prov. 006/2006-CJRMB e Prov. 006/2009-CJCI. PROCESSO: 00005332920078140072 PROCESSO ANTIGO: 200710003449 MAGISTRADO(A)/RELATOR(A)/SERVENTU?RIO(A): MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA LOBO A??o:…

Página 48 da Executivo Caderno 1 do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 4 de Agosto de 2021

AIA -AUTO DE INFRAÇÃO AMBIENTAL: 332257/2016 AUTUADO (A): LUCAS ROMERITO ALMEIDA DOS REIS RG: 414127833 SSP/SP CPF: 354.915.998-67 MUNICÍPIO DA INFRAÇÃO: LORENA/SP Informamos que a defesa interposta…

Página 29 do Diário de Justiça do Estado de Rondônia (DJRO) de 4 de Agosto de 2021

Diante da situação imposta artificialmente pela Requerida, houve a trágica inundação atingindo os Autores e suas moradias que não sabiam para onde ir e o que fazer. A aflição, o sentimento de…

Página 31 do Diário de Justiça do Estado de Rondônia (DJRO) de 4 de Agosto de 2021

Guardando a construção doutrinária a prescrição apresenta-se como Extintiva que, como o próprio nome indica, faz desaparecer direitos. É a prescrição propriamente dita, tratada no novo Código Civil,…