Artigo 836 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 836. É vedado aos órgãos da Justiça do Trabalho conhecer de questões já decididas, excetuados os casos expressamente previstos neste Título e a ação rescisória, que será admitida na forma do disposto no Capítulo IV do Título IX da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil, sujeita ao depósito prévio de 20% (vinte por cento) do valor da causa, salvo prova de miserabilidade jurídica do autor. (Redação dada pela Lei nº 11.495, de 2007)
Parágrafo único. A execução da decisão proferida em ação rescisória far-se-á nos próprios autos da ação que lhe deu origem, e será instruída com o acórdão da rescisória e a respectiva certidão de trânsito em julgado. (Incluído pela Medida provisória nº 2.180-35, de 2001)

Art. 966 - Capítulo VII. Da Ação Rescisória - Código de Processo Civil Comentado

Capítulo VII DA AÇÃO RESCISÓRIA 1 • 1. Rescisória em jurisdição voluntária. No sistema do CPC/1973, a rescisória não era cabível em procedimentos de jurisdição voluntária justamente em razão do fato…
0
0

Art. 13 - Capítulo II. Da Aplicação das Normas Processuais - Código de Processo Civil Comentado

Capítulo II DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS Art. 13. A jurisdição civil será regida pelas normas processuais brasileiras, ressalvadas as disposições específicas previstas em tratados, convenções…
0
0

LXXXIV. Ação Rescisória no Direito do Trabalho - Parte Terceira. Ação Anulatória de Homologação de Decisão e Ação Rescisória - A Sentença: Ação Anulatória, Ação Rescisória

Em sua redação original, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT não contemplava a ação rescisória. No entanto, a matéria sempre foi controvertida, tendo marcado presença a corrente que defendia a…
0
0

LXII. Elementos e Pressupostos para a Ação Rescisória - Parte Terceira. Ação Anulatória de Homologação de Decisão e Ação Rescisória - A Sentença: Ação Anulatória, Ação Rescisória

Vários os pressupostos e os requisitos necessários, considerados genéricos, para promover a ação rescisória. Quanto aos pressupostos, constituem os elementos que dão o formato ou a envergadura à…
0
0

Capítulo 15. Ação Rescisória Trabalhista - Parte 2 - Processo Trabalhista de Conhecimento - Direito do Trabalho Aplicado: Processo do Trabalho

1. As muitas vidas da Ação Rescisória trabalhista Durante cerca de duas décadas, a Ação Rescisória foi considerada inaplicável ao Processo do Trabalho, dada a omissão da legislação trabalhista, mas…
0
0

Capítulo 2. Repercussões da Falência do Empregador - Parte 2 - Processo Trabalhista de Conhecimento - Direito do Trabalho Aplicado: Processo do Trabalho

1. Singularidades da execução trabalhista de devedor falido Se a tramitação de todo e qualquer processo deveria ser efetuada com a máxima celeridade possível, tanto mais rapidez deve ser emprestada…
0
0

Capítulo 3. Aplicação Subsidiária do Processo Civil ao Processo do Trabalho - Parte 2 - Processo Trabalhista de Conhecimento - Direito do Trabalho Aplicado: Processo do Trabalho

1. Portas abertas para a aplicação do Código de Processo Civil Talvez o dispositivo mais importante de Processo do Trabalho, no texto da Consolidação das Leis do Trabalho, seja justamente aquele que…
0
0

Efeitos da ação rescisória sobre a execução da sentença rescindenda - Capítulo 13 Ação rescisória trabalhista - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Processo do Trabalho

Efeitos da ação rescisória sobre a execução da sentença rescindenda Tema de grande relevância. Paralisar a execução da sentença atacada é o sonho de qualquer rescisória, porque desde sua distribuição…
0
0

Bibliografia - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Processo do Trabalho

Bibliografia ACURE, Fábio Aurélio da Silva. Ações indenizatórias por acidentes de trabalho e a necessidade de inversão do ônus da prova. LTr: Legislação do Trabalho. Suplemento Trabalhista . vol. 37.
0
0

Capítulo 13 Ação rescisória trabalhista - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Processo do Trabalho

Capítulo 13 ação rescisória trabalhista A ação rescisória tem uma vida tumultuada no processo do trabalho. Durante vinte e quatro anos, a ação rescisória foi considerada inaplicável ao processo do…
0
0