Artigo 1331 da Lei nº 10.406 de 19 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.
§ 1 o As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas, sobrelojas ou abrigos para veículos, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários. (Vide Lei nº 12.607, de 2012)
(Revogado)
§ 1 o As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários, exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio. (Redação dada pela Lei nº 12.607, de 2012)
§ 2 o O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.
§ 3 o A fração ideal no solo e nas outras partes comuns é proporcional ao valor da unidade imobiliária, o qual se calcula em relação ao conjunto da edificação.
(Revogado)
§ 3 o A cada unidade imobiliária caberá, como parte inseparável, uma fração ideal no solo e nas outras partes comuns, que será identificada em forma decimal ou ordinária no instrumento de instituição do condomínio. (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)
§ 4 o Nenhuma unidade imobiliária pode ser privada do acesso ao logradouro público.
§ 5 o O terraço de cobertura é parte comum, salvo disposição contrária da escritura de constituição do condomínio.

Petição - TJSP - Ação Prestação de Serviços - Ação de Exigir Contas

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAPEVA/SP Processo n°. 1001765-62.2017.8.26.0270 CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DAS ROSAS e , já qualificados no processo em…

Petição - TJSP - Ação Espécies de Títulos de Crédito - Execução de Título Extrajudicial - de BWT Comércio Importação e Exportação

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 12a VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL/SP. Processo n° 1092147-68.2013.8.26.0100 , já qualificado, nos autos da presente demanda que lhe move BWT…

Petição Inicial - STJ - Ação Anulatória de Assembleia Condominial de 24.10.2013 com Pedido Liminar - Agravo em Recurso Especial - contra Acecam - Assoc. de Condôminos do ED. Conde Andréa Matarazzo

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ a VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO - ESTADO DE SÃO PAULO , brasileira, viúva, do lar, portadora da Cédula de…

Petição - TJSP - Ação Liminar - de Associação Residencial Santinon

E XCELENTÍSSIMO S ENHOR J UIZ DE D IREITO DA 3 a V ARA C ÍVEL DA C OMARCA DE S OROCABA - E STADO DE S ÃO P AULO Autos do processo n o 1049600-20.2017.8.26.0602 ASSOCIAÇÃO RESIDENCIAL SANTINON , já…

Petição - TJSP - Ação Cheque - Cumprimento de Sentença

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA QUARTA VARA CÍVEL DA COMARCA DE BAURU-SP. Processo n° 0010804-47.2018.8.26.0071 , já qualificada nos autos do processo de número em epigrafe que lhe…

Petição - TJSP - Ação Despesas Condominiais - Execução de Título Extrajudicial

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA 6a VARA CÍVEL DA COMARCA DE RIBEIRÃO PRETO/SP. Processo n. , já qualificado nos autos da EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL acima referida,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Procedente In Totum, Condenando os Requeridos ao Pagamento Integral do Valor Principal Incluindo Parcelas Vencidas e Vincendas até a Data do - Procedimento Sumário

EXCELENTÍSSIMO(a) SENHOR(a) DOUTOR(a) JUIZ(a) DE DIREITO DA _____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE VÁRZEA PAULISTA/SP. RESIDENCIAL CLUB - VALE DOS LAGOS , localizada na Bairro Sítio do Moinho, Comarca de…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança - Procedimento Comum Cível - de Condomínio Arujazinho I, II e III

S A T I E A D V O G A D O S EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ARUJÁ/SP. CONDOMINIO ARUJAZINHO I II III , com sede em Arujá/SP, na .520/0001-99, com…

Petição - TJSP - Ação Penhora / Depósito/ Avaliação - Embargos de Terceiro Cível

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4a VARA CÍVEL DE GUARUJÁ/SP Processo n° 4005041-36.2013.8.26.0223 CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VILA CORINDON , em função da sentença transitada em julgado na AÇÃO DE…

Petição Inicial - TJSP - Ação Tunamente Designada, sob Pena de Revelia e Confissão Ficta - Procedimento Comum Cível - de Condomínio Residencial VIE Nouvelle

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE TAUBATÉ-SP. CONDOMÍNIO .369/0001-31, estabelecido na CEP , neste ato representado pelo seu Síndico e representante legal…