Art. 220, § 5 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição .
§ 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

Disciplina constitucional da comunicação social – Arts. 220 a 224, CF

I. Liberdade e democracia O regime democrático é uma garantia geral da realização dos direitos humanos fundamentais. Vale dizer, portanto, que é na democracia que a liberdade encontra campo de…

Os meios de comunicação social e os direitos fundamentais

Este artigo foi escrito em conjunto por Amanda do Couto Cunha, Carolina Martins Santarosa, Giovana Perales Varrone e Patrícia Valles, todas acadêmicas de Direito pela Universidade Presbiteriana…
Tcharlye Guedes, Advogado
há 4 anos

O mercado da TV por assinatura

Breve são as fases de abordagem deste mercado, sendo três fases que determinaram o desenvolvimento da televisão brasileira: A concorrência; O oligopolista; O oligopolista convergente. Tratando de…
Fernanda Maria, Bacharel em Direito
há 5 anos

Estruturas de mercado imperfeitas à luz da Constituição Federal de 1988

Fernanda Maria Cardoso Passos [1] - Wallery Carolina Gonçalves Barros [2] RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar as estruturas de mercado imperfeitas: Oligopólio e Oligopsônio a partir da CF-88…

A relação entre o princípio da isonomia e as liberdades no processo eleitoral - Parte I

Hoje traremos mais um texto de nosso colaborador no site www.novoeleitoral.com Samir Albuquerque que retrata o perfil das liberdades, em especial a de expressão na época do processo eleitoral e como…