Artigo 218 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
§ 1º A pesquisa científica básica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso das ciências.
(Revogado)
§ 1º A pesquisa científica básica e tecnológica receberá tratamento prioritário do Estado, tendo em vista o bem público e o progresso da ciência, tecnologia e inovação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
§ 2º A pesquisa tecnológica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
§ 3º O Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho.
(Revogado)
§ 3º O Estado apoiará a formação de recursos humanos nas áreas de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação, inclusive por meio do apoio às atividades de extensão tecnológica, e concederá aos que delas se ocupem meios e condições especiais de trabalho. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
§ 4º A lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao País, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
§ 5º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.
§ 6º O Estado, na execução das atividades previstas no caput, estimulará a articulação entre entes, tanto públicos quanto privados, nas diversas esferas de governo. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
§ 7º O Estado promoverá e incentivará a atuação no exterior das instituições públicas de ciência, tecnologia e inovação, com vistas à execução das atividades previstas no caput. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)

Capítulo 3. O Regime Jurídico do Contrato de Seguro d&o a Partir das Definições da Causa e do Risco – Estrutura, Contratação, Coberturas e Exclusões - O Contrato de Seguro d&o

Chega-se ao terceiro e último capítulo desta tese havendo percorrido um caminho que, espera-se, tenha projetado luzes sobre, inicialmente, a causa do contrato de seguro D&O, o que se fez passando…
0
0

Art. 218 - Capítulo IV. Da Ciência, Tecnologia e Inovação - Constituição Federal Comentada

Capítulo IV Da Ciência, Tecnologia e Inovação Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. § 1º A pesquisa…
0
0

Capítulo 2. A Atuação do Supremo Tribunal Federal e do Judiciário na Regulação dos Aplicativos de Mobilidade: De Carro ou de Ônibus, Uma Jornada ao Encontro da Constituição

Orlando Magalhães Maia Neto 1 Giovani dos Santos Ravagnani 2 1. Poder Judiciário e judicialização de políticas públicas As Políticas Públicas devem ser espontaneamente criadas e implementadas,…
0
0

Capítulo 12 Participação nos lucros e resultados - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Livro da Remuneração

Capítulo 12 Participação nos lucros e resultados Integrar o empregado aos objetivos centrais da empresa sempre se mostrou uma medida simpática à sociedade e de profundo orgulho ao operariado. A…
0
0

Capítulo 13 Direitos de invenção - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Livro da Remuneração

Capítulo 13 Direitos de invenção O tema dos direitos de invenção se mostra pouco desenvolvido na literatura jurídica brasileira, sendo campo fértil para novos desdobramentos e para a iniciação…
0
0

Capítulo 2. Tributação Sobre o Consumo nas Operações com Impressora 3D - Tributação da Impressão 3D: Blueprint, Software e Impressora 3D

Conforme demonstrado no Capítulo 1, as operações com a tecnologia da impressão 3D são complexas, de modo que, em síntese, envolvem quatro elementos principais: (i) a impressora 3D, responsável por…
0
0

1 - A empresa constitucionalmente adequada e os desafios da sociedade de consumo - Direito Político e Econômico sob a curadoria de Daniele Lamblém

A empresa constitucionalmente adequada e os desafios da sociedade de consumo Autor: Aires David de Lima Doutorando em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Mestre em Educação pela…
0
0

23. Manipulações genéticas – Rita de Cássia Resquetti Tarifa Espolador - Seção III – Bioética e biodireito

23 Manipulações genéticas Rita De Cássia Resquetti Tarifa Espolador Sumário: 1. Introdução – 2. O papel do biodireito na atualidade – 3. Previsão normativa brasileira – 4. Manipulações genéticas – 5.
0
0

19. Desenvolvimento tecnológico, pesquisa e capacitação científica na Constituição Federal - Capítulo V - Ciência e tecnologia

19 Desenvolvimento tecnológico, pesquisa e capacitação científica na Constituição Federal Cesar Antonio Serbena Priscila da Silva Barboza Sumário: 1. Introdução – 2. Interpretação sistemática dos…
0
0

15. Desenvolvimento Tecnológico, Pesquisa e Capacitação Científica na Constituição Federal - Capítulo III – Ciência e Tecnologia

Capítulo III – Ciência e tecnologia Cesar Antonio Serbena e Priscila da Silva Barboza 1.Introdução O presente artigo discorre sobre a ciência, a pesquisa e a capacitação tecnológicas no Brasil, tendo…
0
0