Artigo 207 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
§ 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)
§ 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)

COTAS étnicas em concursos públicos no âmbito da administração pública federal – igualdade material?

FLAVIA MARCIA ALVES DOS SANTOS COTAS ÉTNICAS EM CONCURSOS PÚBLICOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL – IGUALDADE MATERIAL? O NEGRO COMO CENTRO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS PÚBLICAS. ESTUDO DA…
1
0
Leandro Dias , Advogado
há 10 meses

Passei no Concurso mas não terminei a faculdade

É normal que candidatos aprovados em cargos públicos, que exijam nível superior, não tenham o diploma quando convocados para assumir a função. Nesses casos, é possível requerer a antecipação de…
1
0
Lucas Vieira, Advogado
há 10 meses

O Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas da ANPD e a necessária ampliação das formas de adimplemento da multa simples

I - INTRODUÇÃO A Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou, em fevereiro de 2023, o Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas (RDASA), veiculado na Resolução CD/ANPD nº…
1
0

O uso da Inteligência Artificial no 'Diário de Classe'

Quem se recorda da adolescente Isadora Faber? Isadora Faber criou 'Diário de Classe' para mostrar às péssimas condições da instituição na qual ela estudava. Efeitos surtiram para a instituição ter às…
1
0

Como funciona a revalidação de diplomas no Brasil? É possível pedir judicialmente?

Antes de mais nada, é preciso avisar o leitor que o Brasil, mesmo após toda a retórica acerca da importância de profissionais da medicina no período pandêmico, insiste em adotar uma sistemática…
2
0

Há Validade no Diploma Estrangeiro?

1. Diplomas estrangeiros que sejam oriundos de países onde o Brasil tem Acordo de reciprocidade e Convênios educacionais são válidos automaticamente no Brasil? R – Se a documentação tiver…
2
3
Milena Cintra, Advogado
ano passado

A extensão do período de carência para pagamento do FIES Medicina não depende da fase do contrato.

Considerando a natureza do financiamento, o objetivo primordial do legislador ao editar o § 3º, do art. 6º-B, inegavelmente, foi assegurar que o médico residente não precise arcar com o ônus do…
1
0
Morganna Neves, Advogado
há 2 anos

Demora na entrega de diploma: o que fazer?

É cada vez mais comum os casos em que estudantes concluintes de ensino superior se deparam com o atraso injustificado e demasiado na entrega do diploma de graduação. Com isso, muitos alunos, apesar…
14
0

Ensino superior: quebra de pré-requisito em matrícula

No Brasil, por expressa previsão constitucional, as universidades possuem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial (art. 207, Constituição da República).
2
0
Ingrid Santos, Estudante de Direito
há 2 anos

Análise da ADPF 759

RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a arguição de descumprimento de preceito fundamental 759, que trouxe uma discussão quanto à legitimidade das nomeações de reitores e vice-reitores feitas…
2
0