Parágrafo 1 Artigo 310 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 310. Após receber o auto de prisão em flagrante, no prazo máximo de até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prisão, o juiz deverá promover audiência de custódia com a presença do acusado, seu advogado constituído ou membro da Defensoria Pública e o membro do Ministério Público, e, nessa audiência, o juiz deverá, fundamentadamente: (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)
§ 1º Se o juiz verificar, pelo auto de prisão em flagrante, que o agente praticou o fato em qualquer das condições constantes dos incisos I, II ou III do caput do art. 23 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), poderá, fundamentadamente, conceder ao acusado liberdade provisória, mediante termo de comparecimento obrigatório a todos os atos processuais, sob pena de revogação. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)

Agravo em execução - Exame 24

Direito Penal - XXIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2017.3) Definitivo - FGV - Prova aplicada em 21/01/2018 Peça Profissional Lucas, 22 anos, foi denunciado e condenado, definitivamente , pela prática de…
2
0

Modelo de pedido de liberdade provisória

EXCELENTISSIMRA SENHOA DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA VARA SANCTVS - SETOR DE ATEND. DE CRIMES CONTRA INFANTE, IDOSO, DEFICIENTE E VÍT. TRÁF. INT. PESSOAS DO FÓRUM CRIMINAL DA BARRA FUNDA – SP. RÉU…
9
0
Marcos Rios, Bacharel em Direito
há 6 anos

FATO

Prender só por conjucturas não é prova. Caracteriza nulidade absoluta. OSVALDO PEREIRA SANTOS, brasileiro, casado, Servidor Municipal, RG 1305798902, CPF , residente e domiciliado na Rua da Volta,…
1
0

Defensores públicos debatem política criminal no 8º Seminário do Conselho de Criminologia

O debate promovido pelo VIII Seminário do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais contou com a participação do assessor Institucional da Defensoria-Geral, Gério…
0
0

Liberdade Provisória X Revogação de Prisão

• A Liberdade Provisória é a situação substitutiva da prisão processual. • A Revogação da Prisão Preventiva acontece nos casos de antecipação cautelar da pena. • O Relaxamento da Prisão em Flagrante…
5
4

De qualquer lado que se olhe, revelia é incompatível com o processo penal

Por Aury Lopes Jr Um diálogo baseado em fatos reais... Juiz (a): Onde está o réu? Defesa: Doutor (a) o réu não virá na audiência. Se necessário, a defesa solicita a dispensa do comparecimento nesta…
15
3
Justificando
há 8 anos

O Supremo e a inafiançabilidade ou: por que prenderam o Delcídio?

A prisão em flagrante do Senador Delcídio do Amaral não tem nada a ver com a inafiançabilidade. Primeiro, justificou-se a possibilidade de prisão em flagrante delito, por se tratar de crime…
3
0

Liberdade provisória "vinculada", conforme o atual Código de Processo Penal

Antes da Lei 12.403/2011, falava-se em liberdade provisória vinculada, sem fiança, estando a ideia de vinculação atrelada à necessidade de cumprimento de certas obrigações ou condições a que ficava…
0
0

Reforma do CPP deve corrigir distorções sobre prisão e liberdade provisórias

Importa salientar que este breve trabalho não tem a pretensão de retratar o sistema de prisão e liberdade provisórias, segundo disciplinado em nosso atual Código de Processo Penal. Ao contrário,…
1
0

Acusado de assaltar casa lotérica em Itapuã do Oeste permanece preso

O Juízo da 3ª Vara Criminal da comarca de Porto Velho (RO) indeferiu o pedido de liberdade provisória de um acusado de ter praticado, em tese, um roubo majorado (emprego de fogo e concurso de…
0
0