Artigo 1240 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
§ 1o O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.
§ 2o O direito previsto no parágrafo antecedente não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.
Art. 1.240-A. Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. (Incluído pela Lei nº 12.424, de 2011)
§ 1o O direito previsto no caput não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.
§ 2o (VETADO). (Incluído pela Lei nº 12.424, de 2011)
Pâmala Leal
há 5 horas

Prescrição Aquisitiva Da Propriedade Especial Rural

Pâmala Raiany da Cruz Leal RESUMO: A prescrição aquisitiva da propriedade é a definição em estrito senso da Usucapião, qual precisamente aduz o objetivo de assegurar a propriedade para os possuidores…

Petição Inicial - TJCE - Ação de Usucapião Especial Urbana - Usucapião - contra Estado do Ceará - Procuradoria Geral do Estado do Ceará - PGE, Município de Fortaleza - Procuradoria Geral do Município de Fortaleza - PGM e Ministério Público do Estado do Ceará

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (ÍZA) DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE FORTALEZA/CE . AUTORES: e . e , brasileiros, casados entre si, ela assistente administrativa e ele desempregado,…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Especial Urbana - Carta Precatória Cível

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE MAUÁ - ESTADO DE SÃO PAULO. *Prioridade (idoso)* , brasileiro, divorciado, aposentado, portador do…

Petição - TJSP - Ação Esbulho / Turbação / Ameaça - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAPEVI - SP Processo n° 1000224-83.202.8.26.0271 C.D.H.U e outros Rescisão Contratual c.c. Reintegração de…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Extraordinária do Imóvel Designado como - Usucapião

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___VARA CIVEL DO FORO DA COMARCA DE MOGI DAS CRUZES - SP. , brasileira, união estável, prendas do lar, portadora do RG n°: SSP/SP, inscrita no CPF/MF…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Especial Urbana, pelo Procedimento Comum - Usucapião

EXCELENTISSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA ___ VARA CIVEL DE MAUÁ/SP. , brasileiro, casado, vendedor, portador do documento de identidade RG n° e devidamente inscrito no CPF sob…

Petição - TJSP - Ação Usucapião Especial (Constitucional) - Usucapião

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA VARA DISTRITAL DE LOUVEIRA DA COMARCA DE VINHEDO/SP. , brasileiro, casado, jardineiro, inscrito no CPF/MF sob o no. e portador do RG no. , residente…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Especial Urbano - Usucapião

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS DA CAPITAL DE SÃO PAULO . Autor maior de 65 anos. Prioridade processual Requerida!!! , brasileiro, maior, casado, operador de máquina…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Especial Urbana - Carta Precatória Cível - contra Loteac Empreendimentos

fls. 1 fls. 15 Excelentíssimo (a) Sr.(a) Dr.(a) Juiz(a) de Direito da ___ Vara do Foro da Comarca de Bragança Paulista/SP. , brasileiro, pedreiro, portador do CPF/MF sob n° e do CI-RG n° , casado com…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Usucapião Extraordinaria, por Sentença Judicial - Usucapião - contra Akzo Industria e Comercio

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA________VARA DE REGISTRO PÚBLICO DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL/SP , brasileiro, solteiro, pedreiro, portador da cédula de identidade RG. n° e do CPF/MF. n° ,…