Inciso VIII do Artigo 200 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:
VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Direito Ambiental e a Proteção do Meio Ambiente

1 . PRINCÍPIOSDEDIREITOAMBIENTAL PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO: adoção de medidas prévias para inibir a ocorrência de danos ambientais já cientificamente conhecidos e, consequentemente, preservar o meio…
1
0

Considerações Jurídicas e Sociais acerca da Síndrome de Burnout no Trabalho: A Involução dos Direitos da Personalidade das Mulheres

ANDRIELLY PROHMANN CHAVES ZANELLA Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba. Pós-graduada em Processo Penal. Especialização em Direitos Humanos e…
2
0
ano passado

Considerações Jurídicas e Sociais acerca da Síndrome de Burnout no Trabalho: a involução dos Direitos da Personalidade das Mulheres

ANDRIELLY PROHMANN CHAVES ZANELLA Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba. Pós-graduada em Processo Penal. Especialização em Direitos Humanos e…
2
0
Moises Legal, Estudante de Direito
ano passado

Adicional de Insalubridade

SANTOS, Moisés Legal dos Santos* SOUZA, Rebeca Leite de Souza** RESUMO A presente produção é artigo científico cuja temática aborda o direito de insalubridade para servidores administrativos de…
1
0
Gabriel Cunha, Juiz de Direito
ano passado

A responsabilidade do Empregador frente aos danos oriundos de Acidente de trabalho

Gabriel Yan Leite Cunha [1] Resumo Este trabalho tem por objetivo estudar a responsabilidade civil do empregador pelos danos à saúde do trabalhador em face dos acidentes de trabalho. Inicia-se o…
2
0
ano passado

Da necessidade da promoção do bem-estar organizacional e qualidade de vida dos trabalhadores como integrantes da responsabilidade social das empresas

Autoria: Lívia Garcia Vasconcelos, advogada trabalhista pleno, graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza em 2006, e pós graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade…
1
0
Amanda Almendra, Advogado
há 2 anos

Responsabilidade Civil por Danos Causados ao Meio Ambiente

Resumo: O presente artigo realiza uma análise jurídica acerca das catástrofes ambientais, delineando a responsabilização dos infratores ambientais, especificamente no que diz respeito a…
4
0

Síndrome de Burnout em profissionais da saúde:

NÁRIMA FERNANDA MAYUMI KINOSHITA 1 MARICE TAQUES PEREIRA 2 RESUMO A síndrome de Burnout que acomete os profissionais da saúde que atuam frente a Covid-19 se tornou problema comum no mundo todo,…
1
0
Karen Blanco, Advogado
há 2 anos

Acidente do Trabalho - Responsabilidade por Danos Materiais e Extrapatrimoniais

É garantido constitucionalmente ao trabalhador um meio ambiente de trabalho seguro, dever esse que recai sobre o empregador, que pode, inclusive, vir a ser responsabilizado por eventual dano causado…
1
0
Augusto Padua, Advogado
há 2 anos

A responsabilidade civil do empregador pelos danos oriundos de acidente de trabalho

Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar a responsabilidade civil do empregador pelos danos à saúde do trabalhador em face dos acidentes de trabalho. Inicia-se o estudo pela análise da natureza…
4
0