Artigo 1228 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.
§ 1o O direito de propriedade deve ser exercido em consonância com as suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição do ar e das águas.
§ 2o São defesos os atos que não trazem ao proprietário qualquer comodidade, ou utilidade, e sejam animados pela intenção de prejudicar outrem.
§ 3o O proprietário pode ser privado da coisa, nos casos de desapropriação, por necessidade ou utilidade pública ou interesse social, bem como no de requisição, em caso de perigo público iminente.
§ 4o O proprietário também pode ser privado da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área, na posse ininterrupta e de boa-fé, por mais de cinco anos, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.
§ 5o No caso do parágrafo antecedente, o juiz fixará a justa indenização devida ao proprietário; pago o preço, valerá a sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores.

Recurso - TJSP - Ação Inexequibilidade do Título / Inexigibilidade da Obrigação - Embargos à Execução - contra Condomínio The Blue Officemall

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3° VARA CÍVEL DA COMARCA DE SANTOS/SP. Proc. , já qualificado, por intermédio de seu advogado, nos autos de EMBARGOS À EXECUÇÃO opostos em face do…

Petição - TJSP - Ação Iptu/ Imposto Predial e Territorial Urbano - Execução Fiscal - de Prefeitura Municipal de Sertãozinho

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO SETOR DE EXECUÇÕES FISCAIS DA COMARCA DE SERTÃOZINHO, ESTADO DE SÃO PAULO. Processo n° - EXECUÇÃO FISCAL Exequente/Excepto: MUNICÍPIO DE…

Petição - TJSP - Ação Posse - Cumprimento de Sentença

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA E FORO DE ITAQUAQUECETUBA - SÃO PAULO. E MOLETA PINHEIRO , vêm, nos autos de Cumprimento de Sentença n° , em atendimento à…

Petição Inicial - TJSP - Ação Reivindicatória com Pedido Liminar de Tutela de Evidência - Imissão na Posse - contra Retífica Motortec de Marília

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE MARÍLIA - ESTADO DE SÃO PAULO , casado, contador, portador da cédula de identidade RG n° e inscrito no…

Petição - TJSP - Ação Condomínio - Apelação Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA ÚNICA DO FORO DE PEDREGULHO - SÃO PAULO PROCESSO N° , já qualificada, vem à presença de Vossa Excelência, por sua advogada, nos autos da AÇÃO DE…

Petição Inicial - TJSP - Ação Reivindicatória C.C. Indenizatória com Pedido de Tutela Provisória de Urgência - Cumprimento de Sentença

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA.... a VARA CÍVEL DO FORO JABAQUARA DA COMARCA DE SÃP PAULO - SP. Ref: Imissão na posse. , brasileiro, advogado, portadora do RG -X, e inscrito no CPF…

Recurso - STJ - Ação Iptu/ Imposto Predial e Territorial Urbano - Agravo em Recurso Especial - de TSA Holding

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO ANEXO FISCAL DA COMARCA DE BARUERI - SÃO PAULO Distribuição por dependência aos Autos n° 1500273-02.2017.8.26.0068 TSA HOLDING S/A (ATUAL DENOMINAÇÃO…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer (Remoção de Poste) - Procedimento Comum Cível - contra Companhia Paulista de Força e Luz

EXMO. SR. DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ....a VARA CÍVEL DA COMARCA DE RIBEIRÃO PRETO/SP , brasileira, portadora do RG n° , inscrita no CPF sob o n° /86, residente e domiciliada na bairro Parque Ribeirão…

Petição - TJSP - Ação Reivindicação - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA DA COMARCA DE MONGAGUÁ/SP Processo n° E CONSTRUTORA LTDA., empresa devidamente qualificada e representada nos autos da AÇÃO REIVINDICATÓRIA acima…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer c/c Pedido de Tutela Antecipada - Procedimento Sumário - contra Bandeirante Energia

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CÍVEL DA COMARCA DE POÁ - SP , brasileira, casada, aposentada, portadora da cédula de identidade RG n.° , e inscrita no CPF/MF n.° , ,…