Parágrafo 1 Artigo 194 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
I - universalidade da cobertura e do atendimento;
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
V - eqüidade na forma de participação no custeio;
VI - diversidade da base de financiamento;
(Revogado)
VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
VII - caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados.
(Revogado)
VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 11 horas

Repercussões trabalhistas e previdenciária do Estatuto da Pessoa com Câncer (Lei 14.238/2021)

Veio a lume em 19/11/2021 a Lei 14.238, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Câncer. Em linhas gerais trata-se de um diploma legal que busca assegurar os direitos da pessoa com câncer,…

Petição - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9) contra Instituto Nacional do Seguro Social (Inss

- INSS EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL DE MOGI DAS CRUZES/SP. Proc.n° Autor: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, por seu Procurador Federal do quadro permanente, mandato ex…

Petição - Ação Aposentadoria por Invalidez

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA COMARCA DE ARAÇATUBA/SP. , brasileiro, União Estável, inscrito no CPF sob o n° e RG sob o n° , residente e…

Petição - Ação Auxílio-Doença Previdenciário de Instituto Nacional do Seguro Social (Inss

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA SEXTA TURMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO RELATOR DO ACÓRDÃO N° /2018 PROCESSO N° , devidamente qualificado…

Petição Inicial - Ação Abono de Permanência em Serviço (Art. 87)

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA __ VARA DA JUSTIÇA FEDERAL DE JUNDIAI - SÃO PAULO. , brasileira, , do lar, portadora do RG. n° -X e do CPF n° , residente e domiciliada na CEP. , neste ato…

Petição Inicial - Ação Auxílio-Acidente (Art. 86)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA .a VARA DE ACIDENTE DE TRABALHO - JUS ESTADUAL - SALVADOR/BA PEDIDO - DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE INCIDENTAL (CONTROLE DIFUSO) DO § 12.°, ART.

Petição Inicial - Ação Auxílio-Acidente (Art. 86)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA .a VARA DE ACIDENTE DE TRABALHO - JUS ESTADUAL - SALVADOR/BA DO INTERESSE DE AGIR - CONCESSÃO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ - VER TÓPICO 2 PEDIDO -…

Petição - Ação Auxílio-Reclusão (Art. 80)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL PREVIDENCIÁRIO DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO-CAPITAL , brasileiro, menor incapaz, portador do RG n° , inscrito…

Petição - Ação Auxílio-Reclusão (Art. 80)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DO DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO-CAPITAL EDUARDOFONSECA MATEUS,brasileiro,menor incapaz,portador doRGn° , inscritonoCPFsobn° , DAVI MATHEUS…

Petição - Ação Auxílio-Reclusão (Art. 80)

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE SÃO PAULO/SP Autos n° 0043103-54.2017.4.03.6301 O INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS , por seu Procurador Federal que esta…