Artigo 194 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
I - universalidade da cobertura e do atendimento;
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
V - eqüidade na forma de participação no custeio;
VI - diversidade da base de financiamento;
(Revogado)
VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
VII - caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados.
(Revogado)
VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 11 horas

Repercussões trabalhistas e previdenciária do Estatuto da Pessoa com Câncer (Lei 14.238/2021)

Veio a lume em 19/11/2021 a Lei 14.238, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Câncer. Em linhas gerais trata-se de um diploma legal que busca assegurar os direitos da pessoa com câncer,…

Petição - Ação Acidente de Trabalho

EXECELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE JOINVILLE - SANTA CATARINA , brasileira, solteira, desempregada, portadora do RG n° , inscrita no CPF sob…

Petição - Ação Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Art. 55/6)

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 5a VARA PREVIDENCIÁRIA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO - SP. Processo n.° com devido respeito perante Vossa Excelência, em atenção ao r. despacho de…

Andamento do Processo n. 1028154-60.2021.8.26.0071 - Procedimento do Juizado Especial Cível - 03/12/2021 do TJSP

Processo 1028154-60.2021.8.26.0071 - Procedimento do Juizado Especial Cível - Defeito, nulidade ou anulação - Carla Andreotti Damante - Vistos. Dispensado o relatório, nos termos do art. 38 da Lei nº…

Petição Inicial - Ação Aposentadoria por Invalidez contra Instituto Nacional do Seguro Social (Inss

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP. NB: , brasileira, , interditada, portadora da carteira de identidade RG. n° e inscrita no…

Página 143 do Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) de 3 de Dezembro de 2021

proposta orçamentária, obedecendo a classificação orçamentária vigente. Art. 35. Com fundamento no § 8º do art. 165 da Constituição Federal e nos artigos 7º e 43 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de…

Página 145 do Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) de 3 de Dezembro de 2021

Art. 64. Para cumprimento das disposições dos artigos 50 a 56 da Lei Complementar nº 101/2000, os órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive consórcios públicos, dos quais o…

Página 1367 da Judicial - 1ª Instância - Interior - Parte I do Diário de Justiça do Estado de São Paulo (DJSP) de 3 de Dezembro de 2021

Processo 1025587-56.2021.8.26.0071 - Procedimento do Juizado Especial Cível - Gratificações e Adicionais - Lucian Cardoso de Souza Neves - Manifeste-se a parte autora em réplica, no prazo legal, bem…

Petição - Ação Servidores Inativos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO 1° JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA DE BELÉM Processo n°: Autor: Réu: Estado do Pará e Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - O…

Petição - Ação Servidores Inativos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO 1° JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA DE BELÉM Processo n° Autor: Réu: Estado do Pará e Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - O…