Parágrafo 3 Artigo 183 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 183. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. (Regulamento)
§ 3º Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.
Julio Martins, Advogado
há 15 dias

Moramos há mais de 50 (cinquenta) anos no imóvel que pertence à Rede Ferroviária Federal. Consigo regularizar por Usucapião?

USUCAPIÃO é uma forma de aquisição da propriedade imobiliária, como aduz o artigo 1.238 do CCB. Os bens móveis, como sabemos também podem ser adquiridos por Usucapião e o Código Civil trata da…
1
0
Julio Martins, Advogado
há 10 meses

Usucapião serve para regularizar imóveis situados em Loteamento Irregular?

A AÇÃO DE USUCAPIÃO se destina a regularizar a titularidade de imóvel - existente ou não seu assento no Registro Imobiliário (Cartório do RGI) - mediante a comprovação do preenchimento dos requisitos…
2
0
Cristiano Pozzi, Estudante de Direito
ano passado

Usucapião Extrajudicial

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA – UNIARA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL: A LEGITIMAÇÃO NOS MOLDES DA LEI Nº 13.465/2017 CRISTIANO POZZI Monografia Apresentada…
2
0
Julio Martins, Advogado
ano passado

É possível Usucapião Extrajudicial quando consta Indisponibilidade de bens na matrícula do imóvel pretendido?

A USUCAPIÃO é uma excelente forma de regularização imobiliária. Através dela pode ser possível obter o RGI (registro de imóveis) em nome daquele que exerce a posse sobre o bem. Como sempre falamos…
18
0

Usucapião ordinário

USUCAPIÃO ORDINÁRIO Rogério Tadeu Romano Ensinou-nos Ebert Chamoun(Instituições de Direito Romano, 5ª edição, pág. 253): “O usucapião não é senão, em suma, a transformação da posse em propriedade…
8
2
Tales Muniz, Advogado
ano passado

O regime jurídico dos bens públicos e a (im)possibilidade de usucapião

1. Introdução A Administração Pública, por representar a sociedade e primar pelos interesses e anseios coletivos, possui todo um aparato em torno de si não só para conseguir atingir os objetivos…
1
0

Retificação de Registro Imobiliário

Olá, meu povo, como estão? O artigo de hoje se destinará principalmente aos colegas advogados que trabalham com a área de retificação de registros imobiliários. Art. 1247 Código Civil: Se o teor do…
5
0

A (im)prescritibilidade da responsabilidade civil por danos ambientais à luz do Supremo Tribunal Federal: Recurso Extraordinário 654.833

A (im) prescritibilidade da responsabilidade civil por danos ambientais a luz do Supremo Tribunal Federal: Recurso Extraordinário 654.833 Rubens Sergio S. Vaz Junior [1] Thalita Matos da Silva [2]…
3
1

A função social da propriedade pública e as possibilidades de regularizar ocupações em áreas públicas urbanas

RESUMO O Brasil é um país continental. Na medida de seu tamanho, estão as desigualdades sociais e materiais. Atualmente, muitos bens do Estado estão ocupados por pessoas que se viram na necessidade…
3
0

Série Jurídica - Usucapião Especial Rural

Dando sequência aos nossos temas, hoje apresentaremos um tema recorrente nos diversos Tribunais do País: Usucapião Especial Rural De início, é necessário que se esclareça o que é imóvel rural. Para o…
3
0