Artigo 176 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 176. As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra.
§ 1º A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais a que se refere o "caput" deste artigo somente poderão ser efetuados mediante autorização ou concessão da União, no interesse nacional, por brasileiros ou empresa brasileira de capital nacional, na forma da lei, que estabelecerá as condições específicas quando essas atividades se desenvolverem em faixa de fronteira ou terras indígenas.
(Revogado)
§ 1º A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais a que se refere o "caput" deste artigo somente poderão ser efetuados mediante autorização ou concessão da União, no interesse nacional, por brasileiros ou empresa constituída sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administração no País, na forma da lei, que estabelecerá as condições específicas quando essas atividades se desenvolverem em faixa de fronteira ou terras indígenas. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)
§ 2º É assegurada participação ao proprietário do solo nos resultados da lavra, na forma e no valor que dispuser a lei.
§ 3º A autorização de pesquisa será sempre por prazo determinado, e as autorizações e concessões previstas neste artigo não poderão ser cedidas ou transferidas, total ou parcialmente, sem prévia anuência do poder concedente.
§ 4º Não dependerá de autorização ou concessão o aproveitamento do potencial de energia renovável de capacidade reduzida.

Poder de Polícia e Mineração: A Inconstitucionalidade das Taxas de Fiscalização e Controle das Atividades de Mineração (TFRM) Cobrada pelos Estados

artigo 23 , inciso XI , da Constituição Federal de 88, que assim dispõe: “Art. 23. É competência comum da União... ou concede a sua lavra a particulares (art. 176 , CF/88 ). Apesar de tais recursos …

Réu absolvido dos crimes de pesquisa e extração de recursos minerais sem licença

na forma prevista no caput deste artigo. Lei nº 9.605/98 – Art. 55. Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos... formal de crimes Nos termos dos arts. 20 , IX, e 176 da Constituição , os …
Felipe Martins, Advogado
há 3 meses

Das áreas máximas para o Regime de Autorização e Concessão para as substâncias incluídas na Lei 6.567/1978 pela Lei 13.975/2020

de propriedade da União, sendo garantido ao concessionário o seu aproveitamento” . Trata-se do art. 176 da Constituição Federal.... A inclusão pela Lei 13.975/2020 de substâncias no art. 1º da Lei …
Franciely Ruhoff, Advogado
há 3 meses

Direitos Fundamentais Diante do Meio Ambiente do Trabalho

da sociedade. [21] O direito supracitado encontra-se positivado no art. 225 da Constituição Federal de 1988, que dispõe o meio... 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988. Através de estudos …
Naiara Boscoli, Advogado
há 4 meses

A essencialidade da atividade minerária

dos recursos minerais são direitos reais, distinguindo-se propriedade do solo e subsolo, nos termos do artigo 176... da Constituição Federal. Por sua própria natureza a mineração é uma atividade …
Daniela Martins, Estudante de Direito
há 6 meses

As Restrições à propriedade e a interferência na ordem econômica

na ordem econômica Há dispositivos constitucionais, em especial o Art. 5º da Constituição Federal (caput, inciso XXII... de direitos sobre a propriedade. De acordo com o Art. 153, VI e VII, da Const…
Daniela Martins, Estudante de Direito
há 6 meses

Bens Públicos

considerados propriedade diferente da do solo e pertencem a União, de acordo com o Art. 176 da Constituição Federal. O produto..., se não houver regra jurídica dispondo sobre, esta submetido ao …

Penhora sobre título de Exploração de Jazida de Lavra mineral

, vejamos o art. 20, inciso IX e o art. 176 ambos da Constituição Federal, vejamos segundo a Constituição e o Supremo...º do art. 177 da Constituição do Brasil são específicos em relação ao art. 176,…
Gabriel Pereira, Estudante de Direito
há 8 meses

Se eu encontrar petróleo no meu quintal, ficarei rico?

A resposta para o título é simples: talvez. Isso porque, por mais que o petróleo esteja em seu quintal, ele não é seu. De acordo com o artigo 20 , inciso IX da Constituição Federal [1], são bens da…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 8 meses

A proposta do Poder Executivo para exploração de recursos naturais em terras indígenas

por Paulo de Bessa Antunes 1 – Introdução O Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 191/2020 [1] [PL 191-2020] que “Regulamenta o § 1º do art. 176 e o § 3º do art. 231 da…