Artigo 176 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 176. As jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem à União, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra.
§ 1º A pesquisa e a lavra de recursos minerais e o aproveitamento dos potenciais a que se refere o "caput" deste artigo somente poderão ser efetuados mediante autorização ou concessão da União, no interesse nacional, por brasileiros ou empresa constituída sob as leis brasileiras e que tenha sua sede e administração no País, na forma da lei, que estabelecerá as condições específicas quando essas atividades se desenvolverem em faixa de fronteira ou terras indígenas. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)
§ 2º - É assegurada participação ao proprietário do solo nos resultados da lavra, na forma e no valor que dispuser a lei.
§ 3º A autorização de pesquisa será sempre por prazo determinado, e as autorizações e concessões previstas neste artigo não poderão ser cedidas ou transferidas, total ou parcialmente, sem prévia anuência do poder concedente.
§ 4º Não dependerá de autorização ou concessão o aproveitamento do potencial de energia renovável de capacidade reduzida.

Sinésio Campos defende a mineração como alternativa econômica para o Amazonas

O deputado Sinésio Campos (PT) voltou a destacar, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o trabalho que vem sendo executado, ao longo do mandato, em defesa do…

Banco Central também é responsável pelo total descontrole da cadeia econômica do ouro no Brasil, alerta MPF

Além de pedir à Justiça Federal que obrigue a União e a Agência Nacional de Mineração a informatizarem o sistema de controle da cadeia econômica do ouro no país, a fiscalizarem o uso das licenças…

O debate sobre a cobrança de Participação Especial na mineração

Por Fernando Facury Scaff A atividade mineral compõe uma grande parte de nossa pauta de exportações e é fundamental para as atividades econômicas. Você que lê esta coluna o faz em um computador,…

Supremo invalida norma estadual que previa arrecadação direta de receita com exploração de recursos naturais

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou parcialmente procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4606 e declarou inconstitucionais dispositivos da Lei…
Justificando
há 2 anos

Militares para quem precisa de militares

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil “ Dizem que ela existe pra ajudar Dizem que ela existe pra proteger Eu sei que ela pode te parar Eu sei que ela pode te prender Polícia! Para quem precisa!…
Jota Info, Advogado
há 3 anos

Oito casos cruciais para o setor produtivo no STF

Instância máxima do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal ( STF ) tem em seu estoque de casos questões cruciais para o setor produtivo. São processos tributários, trabalhistas ou relacionados ao…

Mandado de Segurança questiona MPs do novo marco regulatório da mineração

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM/BA) impetrou Mandado de Segurança (MS 35371), no Supremo Tribunal Federal, para questionar a tramitação no Congresso Nacional das Medidas Provisórias (MPs)…

Mandado de Segurança questiona MPs do novo marco regulatório da mineração

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) impetrou Mandado de Segurança (MS 35371), no Supremo Tribunal Federal, para questionar a tramitação no Congresso Nacional das Medidas Provisórias (MPs)…
Senado
há 3 anos

Royaties da mineração no Brasil estão abaixo da média mundial, diz especialista

O Brasil deve investir no uso racional da mineração, na recuperação de áreas degradadas e na ampliação dos investimentos em tecnologia para favorecer o desenvolvimento econômicos dos estados e…

Decisão obtida pela AGU deixa Brasil mais perto de recuperar esmeralda milionária

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve decisão na Justiça Federal em Campinas (SP) que aproxima o Brasil de recuperar a chamada “Esmeralda Bahia”. Dois acusados de enviar ilegalmente a pedra…