Inciso IV do Parágrafo 1 do Artigo 175 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.
Parágrafo único. A lei disporá sobre:
IV - a obrigação de manter serviço adequado.
João Izidro, Estudante de Direito
ano passado

Princípios do Serviço Público

o artigo 175, parágrafo único, inciso IV da Constituição Federal, que trata a respeito da prestação dos serviços públicos: “Art... de concessões e permissões da prestação de serviços públicos …

Modicidade tarifária e liberdade de preços nas autorizações de serviço público de transporte de passageiros

1. INTRODUÇÃO A navegação fluvial de passageiros, encontrado com grande relevância na Região Amazônica, é o mais importante meio de transporte de pessoas e mercadorias, conectando as diversas…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 4 anos

A Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público: Promessa ou Realidade ?

Entrou em vigor, no dia 22/06/2018, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com mais de quinhentos mil habitantes, a Lei 13.460/2017 (também denominada “Lei de Defesa do…

Aspectos do serviço público essencial ante a inadimplência do consumidor

RESUMO Neste estudo propõe-se a discussão dos aspectos da continuidade do serviço público ante ao inadimplemento do consumidor, visto a controvérsia na doutrina e na jurisprudência sobre a…

Análise jurídico-regulatória sobre o procedimento de constatação de irregularidade na medição de consumo decorrente do fornecimento de energia elétrica

1. INTRODUÇÃO Com o objetivo de recuperar a receita oriunda das irregularidades no consumo de energia elétrica no país, as concessionárias de serviço público de distribuição são amparadas pelo…