Artigo 170 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
I - soberania nacional;
II - propriedade privada;
III - função social da propriedade;
IV - livre concorrência;
V - defesa do consumidor;
VI - defesa do meio ambiente;
(Revogado)
VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
VII - redução das desigualdades regionais e sociais;
VIII - busca do pleno emprego;
IX - tratamento favorecido para as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte.
(Revogado)
IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 6, de 1995)
Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. (Vide Lei nº 13.874, de 2019)

Aplicação da Lei do Bem como fomento econômico - Revista Jurídica Brasileira – Vol. 1, nº 4, 2023

Aplicação da Lei do Bem como fomento econômico Application of the Lei do Bem as an economic stimulus Alberto Carlos Dias Prof. Espec. em Direito Tributário. Advogado.
0
0

Introdução - 3. Análise dos Critérios do Propósito Negocial em Planejamento Tributário - Revista Jurídica Brasileira - 2 - 07/2023

Autor: MAIRLYN GAIA COSTA SANTOS Graduada no Curso de Direito pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), Belém, PA. Advogada militante no direito tributário.
0
0

Parte Geral - Capítulo 12. Crimes Contra as Relações de Consumo - Direito Penal Econômico - Ed. 2023

Sumário: Parte Geral Introdução 12.1. As mudanças de paradigma e a tutela do consumidor 12.2. Vulnerabilidade do consumidor 12.3. Da proteção constitucional ao consumidor 12.3.1. Sobre as previsões…
0
0

Introdução - Capítulo 11. Crimes Ambientais - Direito Penal Econômico - Ed. 2023

Sumário: Introdução 11.1. Breve exposição sobre o debate da legitimidade dos crimes ambientais 11.1.1. Os crimes ambientais como integrantes do Direito Penal econômico? 11.2. O bem jurídico nos…
0
0

14.1.. Considerações Iniciais - Capítulo 14. Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei Nº 9.613/1998) - Direito Penal Econômico - Ed. 2023

Sumário: 14.1. Considerações iniciais 14.2. Breves considerações sobre a normativa internacional em lavagem de dinheiro a. Convenção contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias…
0
0

Introdução - Capítulo 6. Crimes Contra o Mercado de Capitais - Direito Penal Econômico - Ed. 2023

Sumário: Introdução 6.1. A expansão do Direito Penal e a preocupação com os mercados 6.2. Direito Penal Econômico e Mercado de Capitais 6.3. A questão do bem jurídico protegido 6.4. Antecipação de…
0
0

Art. 1.228 - Seção I. Disposições Preliminares - Código Civil Comentado - Ed. 2021

TÍTULO III DA PROPRIEDADE Capítulo I DA PROPRIEDADE EM GERAL Seção I Disposições preliminares Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do…
0
0

Art. 1.123 - Seção I. Disposições Gerais - Código Civil Comentado - Ed. 2021

Capítulo XI DA SOCIEDADE DEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO Seção I Disposições gerais Art. 1.123. A sociedade que dependa de autorização do Poder Executivo para funcionar reger-se-á por este título, sem…
0
0

Art. 1.033 - Seção VI. Da Dissolução - Código Civil Comentado - Ed. 2021

Seção VI Da dissolução Art. 1.033. Dissolve-se a sociedade quando ocorrer: I - o vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a sociedade em liquidação,…
0
0

Art. 980-A - Título I-A. Da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Código Civil Comentado - Ed. 2021

TÍTULO I - A DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital…
0
0