Artigo 169 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo e pensionistas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não pode exceder os limites estabelecidos em lei complementar. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 109, de 2021)
§ 1º A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas: (Renumerado do parágrafo único, pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Vide Emenda constitucional nº 106, de 2020)
I - se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 2º Decorrido o prazo estabelecido na lei complementar referida neste artigo para a adaptação aos parâmetros ali previstos, serão imediatamente suspensos todos os repasses de verbas federais ou estaduais aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que não observarem os referidos limites. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 3º Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotarão as seguintes providências: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
I - redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - exoneração dos servidores não estáveis. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Vide Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 5º O servidor que perder o cargo na forma do parágrafo anterior fará jus a indenização correspondente a um mês de remuneração por ano de serviço. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 6º O cargo objeto da redução prevista nos parágrafos anteriores será considerado extinto, vedada a criação de cargo, emprego ou função com atribuições iguais ou assemelhadas pelo prazo de quatro anos. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 7º Lei federal disporá sobre as normas gerais a serem obedecidas na efetivação do disposto no § 4º. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Petição - Ação Gratificação de Incentivo

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE OEIRAS DO PARÁ PROCESSO N° O MUNICIPIO DE OEIRAS DO PARÁ , já qualificado nos autos em epígrafe, por meio da Prefeita, a Sra GILMA DRAGO…

Petição - Ação Promoção / Ascensão contra Estado de Minas Gerais

EXMO. SR. JUIZ DE DIREITO DO 4° JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA DE UBERABA - MINAS GERAIS Processo n°: Requerente: Requerido: ESTADO DE MINAS GERAIS O ESTADO DE MINAS GERAIS , por sua procuradora…

Petição - Ação Norma Coletiva - Aplicabilidade / Cumprimento

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 6a VARA DO TRABALHO DE FLORIANÓPOLIS/SC Autos n° , devidamente qualificado nos autos da reclamação trabalhista em epígrafe, que lhe move o SINDICATO DOS…

Petição Inicial - Ação Abuso de Poder

06/12/2021 Número: Classe: AÇÃO POPULAR Órgão julgador: V DOS FEITOS DE REL DE CONS CIV E COMERCIAIS DE IAÇU Última distribuição : 31/10/2016 Valor da causa: Assuntos: Abuso de Poder Segredo de…

Petição - Ação Salário / Diferença Salarial

E XMO S . P RESIDENTE DO T RIBUNAL R EGIONAL DO T RABALHO DA 9 a R EGIÃO A UTOS : TRT/PR AIRR 53380-2015-001-09-00-7 O RIGEM : 1 a V ARA DO T RABALHO DE C URITIBA R ECORRIDO : H ONÓRIO C ONTE R…

Petição - Ação Salário / Diferença Salarial

E XMO S . P RESIDENTE DO T RIBUNAL R EGIONAL DO T RABALHO DA 9 a R EGIÃO A UTOS : TRT/PR AIRR 53380-2015-001-09-00-7 O RIGEM : 1 a V ARA DO T RABALHO DE C URITIBA R ECORRIDO : H ONÓRIO C ONTE R…

Petição - Ação Salário / Diferença Salarial

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA DESEMBARGADORA VICE- PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 9a REGIÃO. O INSTITUTO PARANAENSE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E RURAL-EMATER, já qualificado nos…

Petição - Ação Depósito / Diferença de Recolhimento de Municip Io de Americana

Fls.: 2 EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL 2a VARA DO TRABALHO DE AMERICANA-SP. Autos n° MUNICÍPIO DE AMERICANA , já qualificado nos autos do processo em epígrafe - reclamação…

Petição - Ação Sistema Remuneratório e Benefícios

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 8a VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SALVADOR - ESTADO DA BAHIA. Processo n. , já devidamente qualificada nos autos da ação em epígrafe que move em face do…

Petição - Ação Adicional de Horas Extras

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA UNIDADE JURISDICIONAL DA FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL DO JUIZADO ESPECIAL DE COMARCA DE BELO HORIZONTE/MG. PROCESSO N°: O IPSEMG - INSTITUTO DE…