Parágrafo 2 Artigo 165 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 109, de 2021)

A importância do princípio da programação no orçamento público para o desenvolvimento de metas e objetivos que venham a beneficiar a sociedade

Ludma Lillyan Vieira Ramos [1] Erika Cibele Alves Ferreira [2] Tâmara Santos Antunes [3] Warley Dias de Sá [4] INTRODUÇÃO Os princípios orçamentários são regras gerais que auxiliam e orientam a…

Desafios às finanças públicas municipais frente a responsabilidade fiscal

Originalmente publicado em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-ciclo-economico-vol1.pdf ; 1. INTRODUÇÃO É notório o crescente espaço dado a contabilidade pública em tempos recentes, que…
Flavio Toledo, Economista
há 10 meses

Os gatilhos à despesa municipal e os outros comandos da Emenda 109, a PEC Emergencial

Flavio Corrêa de Toledo Junior Professor de Orçamento e Responsabilidade Fiscal. Ex-Assessor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Consultor da Fiorilli Software. 1- Apresentação…

Leis Orçamentárias

O presente trabalho é uma breve anotação sobre orçamento público, em específico às leis orçamentárias. Apresentando, assim, suas características em comum, iniciativa legislativa, prazos a serem…
Paula S. Feijó, Estudante de Direito
há 2 anos

Direito Financeiro

O orçamento público é um instrumento de planejamento do Governo que extrai recursos (estima receitas), por exemplo vindas da arrecadação de tributos, e fixa despesas. Por conseguinte, esse…

Obras Públicas

OBRAS PÚBLICAS: Paulo Jair Pereira T. Junior [1] RESUMO Este artigo foi estruturado a fim de disponibilizar uma visão sistêmica de todo o processo de contratação de obras públicas. É distribuído e…

O sistema de normas reguladoras em face da discricionariedade na atividade financeira do Estado

Resumo: A questão em exame está no perquirir se o Poder Público sofre limitações ao seu poder discricionário, o qual é permitido por lei, na atividade financeira do Estado e das demais pessoas…
Jonh Carvalho, Estudante de Direito
há 3 anos

Transparência da gestão orçamentária e financeira do município de anajatuba de acordo com a lei de responsabilidade fiscal

1. INTRODUÇÃO Os processos de planejamento e orçamento assumiram, a partir do exercício de 2000, uma feição especial. A nova concepção de Estado, aliada à abordagem crítica da experiência acumulada…
Nayara Ferreira, Advogado
há 4 anos

O controle da atividade financeira e a sua relevância para a efetivação dos Direitos Sociais.

O CONTROLE DA ATIVIDADE FINANCEIRA E A SUA RELEVÂNCIA PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Nayara Ferreira Pereira [1] RESUMO: O presente trabalho objeta efetuar uma análise acerca do orçamento…

Considerações sobre o orçamento público

FINANÇAS NA CONSTITUÇÃO DE 1988 Antes de adentrarmos especificamente sobre o tema do presente trabalho é necessário traçarmos um breve histórico. A nossa Constituição de 1988, consagrou o tema das…