Inciso II do Parágrafo 3 do Artigo 156 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
§ 3º Em relação ao imposto previsto no inciso III do caput deste artigo, cabe à lei complementar: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 37, de 2002) (Vide Emenda Constitucional nº 132, de 2023) Vigência
II - excluir da sua incidência exportações de serviços para o exterior. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)

Como os princípios tributários protegem o seu patrimônio do Estado

O poder de tributar é uma consequência inevitável da soberania estatal. Como o Estado surgiu com a função de prover as necessidades coletivas, a ele foi dado o poder para angariar os recursos…
3
4
Tributário R2, Advogado
há 4 anos

Isenção heterônoma: a União pode isentar tributos estaduais ou municipais?

A isenção heterônoma ocorre quando um ente federativo isenta tributo cuja competência pertence a outro ente. Mas, será que isso é possível no ordenamento jurídico brasileiro? Inicialmente, deve-se…
4
0
Andréia Vaz, Bacharel em Direito
há 4 anos

A Tributação no Agronegócio Brasileiro.

 No Brasil, o agronegócio é setor responsável por praticamente metade das exportações, pela geração de empregos, por atrair investimentos de grande porte e representa em torno de 1/3 do PIB (Produto…
3
0

O ISS e o conceito de Resultado – Análise do entendimento da Prefeitura de São Paulo

I – Considerações Iniciais A Constituição Federal , em seu artigo 156 , dispõe que caberá à lei complementar para excluir da incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (“ISS”) sobre…
0
2

Isenção Tributária para Pessoas com Deficiência e Doenças Graves

1 CONDIÇÕES PARA ISENÇÃO TRIBUTÁRIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DOENÇAS GRAVES A isenção de tributos, trata-se de matéria constitucionalmente prevista pelo sistema legal brasileiro, maneira que, a…
3
0

Observações sobre o ISS

O ISS é imposto de competência municipal, que incide sobre as prestações de serviços de q ualquer n atureza (ISSQN), desde que não se trate de serviços de comunicação ou transporte intermunicipal/…
2
0

Suspensão, Extinção e Exclusão do Crédito Tributário

1. Suspensão da Exigibilidade do Crédito Tributário A Suspensão do Crédito Tributário é descrita no artigo 151 do Código Tributário Nacional. Conforme já aludido se o fato gerador ocorreu, a…
3
0
Fernanda Luz, Estudante de Direito
há 7 anos

Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar:

A União, Estados, Distrito Federal e Município possuem competência tributária para a criação de tributos, vez que a própria Constituição Federal atribui tal aptidão, de modo que estabelece parâmetros…
3
0

O Imposto Sobre Serviços e as Franquias no Brasil

A temática apresentada nesse artigo tem muita relevância para o mercado de Franquias no Brasil, tendo em vista que é um dos mercados que mais cresceu nos últimos anos em nosso país. A análise do tema…
4
0
Elisa Ferraz, Advogado
há 7 anos

Imposto de Exportação

1. Introdução Início do século XIX no Brasil: início do processo de formação do comércio exterior brasileiro. A chegada da família real portuguesa ao Brasil e a assinatura da Carta Régia da Abertura…
1
0