Art. 168 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 168. Em caso de lesões corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se-á a exame complementar por determinação da autoridade policial ou judiciária, de ofício, ou a requerimento do Ministério Público, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor.
§ 1o No exame complementar, os peritos terão presente o auto de corpo de delito, a fim de suprir-lhe a deficiência ou retificá-lo.
§ 2o Se o exame tiver por fim precisar a classificação do delito no art. 129, § 1o, I, do Código Penal, deverá ser feito logo que decorra o prazo de 30 dias, contado da data do crime.
§ 3o A falta de exame complementar poderá ser suprida pela prova testemunhal.

2 observações importantes sobre perícia criminal no processo penal (parte 2)

Olá digníssimo leitor, a alguns dias publicamos a primeira parte de uma artigo contendo dicas jurídicas sobre exame perícial, caso não tenha visto basta clicar aqui . Hoje teremos a segunda e última…
Carol Rodrigues, Estudante de Direito
há 2 anos

Processo penal - teoria geral da prova

Conceito de prova: Todo elemento pelo qual se procura demonstrar a verdade de uma alegação ou de um fato, buscando com isso, influenciar o convencimento do julgador. O devido processo legal e os…
V S, Estudante de Direito
há 2 anos

Prova Pericial e os Exames do Processo Penal

PROVA PERICIAL NO PROCESSO PENAL REGRAS GERAIS QUE SE APLICAM ÀS PROVAS PERICIAIS Prova pericial no código vem explicitada nos artigos 158 à 184, portanto são quase 30 artigos só para tratar de prova…
Evinis Talon, Advogado
há 3 anos

O que o Juiz “pode” fazer de ofício no Processo Penal? (parte 2)

Leia o artigo e tenha acesso ao link do meu grupo de estudos de Direito Penal em: http://evinistalon.com/o-que-o-juiz-pode-fazer-de-oficio-no-processo-penal-parte-2/ Continuando o texto do artigo…

O que o Juiz “pode” fazer de ofício no Processo Penal? (parte 2)

Lesão corporal. Exames complementares: "O art. 168 do Código de Processo Penal ( CPP ) prevê a possibilidade de que o Juiz, de ofício, determine a realização de exame complementar, no caso de lesões…

Das lesões corporais

1. Conceito de lesão . Do teor do caput , do art. 129: ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem. Pena - detenção, de três meses a um ano , verifica-se que a expressão ‘lesão corporal’…

Prova Ilícita e o Nexo de Causalidade

INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo central à análise da prova ilícita, a sua inaplicabilidade junto ao ordenamento jurídico, análise do nexo de causalidade destas, e principalmente,…

Iniciativa das partes, poderes do juiz no processo penal e sua imparcialidade

Os sujeitos penais são todas as pessoas que atuam no processo. As partes da relação jurídico-material são o acusado e o acusador. Uma das condições da ação penal é a legitimidade das partes que…