Art. 156 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:
I - propriedade predial e territorial urbana;
II - transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;
III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
IV - (Revogado pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
§ 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)
I – ser progressivo em razão do valor do imóvel; e (Incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)
II – ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)
§ 2º O imposto previsto no inciso II:
I - não incide sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital, nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil;
II - compete ao Município da situação do bem.
§ 3º Em relação ao imposto previsto no inciso III do caput deste artigo, cabe à lei complementar: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 37, de 2002)
I - fixar as suas alíquotas máximas e mínimas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 37, de 2002)
II - excluir da sua incidência exportações de serviços para o exterior. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
III – regular a forma e as condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
§ 4º (Revogado pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)

O que é o IPTU Verde e como utilizá-lo para a proteção do meio ambiente?

de 2019, que altera o art. 156 da Constituição Federal, para estabelecer critérios ambientais para a cobrança do Imposto... do pais, contudo, a previsão expressa na Constituição Federal é …

Breves considerações em Processo Penal

a seguinte consulta: Em face da Constituição Federal de 1988, o Ministério Público pode realizar e/ou presidir investigação...-lhe o dever de exercer a ação penal (art. 112). A Constituição

Reforma Tributária, Complexa, mas Necessária

e 156 da Constituição Federal. 3º - Para controle da gestão de receitas no IBS e distribuição entre os Entes Federativos... com os Estados e Municípios no que se refere a cada competência …
Fabiano Mariano, Advogado
mês passado

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) como instrumento da política urbana para a efetivação da função social da propriedade.

art. 170, inciso III da Constituição Federal. Em consonância com o exposto, os artigos 182 e 183 da Constituição, dando... 2º e 4º da Carta Magna. O inciso I, do artigo 156 da Constituição Federal, …
Katiuscia Sena , Advogado
há 2 meses

Multiplicidade Tecnológica e Tributação sobre Streaming

, a materialidade da norma é a própria prestação do serviço, conforme art. 156, inc. III da Constituição Federal de 1988...). A redação do art. 156, III, da Constituição Federal (CF/88) é clara ao …
Mariana Pedroso, Estudante de Direito
há 2 meses

Isenção de IPTU nos imóveis integrantes do Programa de Arrendamento Habitacional da Caixa Econômica Federal - Imunidade Tributária Recíproca

Federal de 1988, em seu artigo 156, o qual dispõe acerca dos impostos de competência dos Municípios. A lei municipal... recíproca disposto no artigo 150, inciso VI, alínea “a”, da Constituição Feder…
Ruy Veridiano, Tabelião e Registrador
há 3 meses

A natureza jurídica da atividade notarial e registral

da Constituição de 1988, seguida, aproximadamente seis anos depois, da LNR, tem-se um novo cenário para as serventias... ocorre por meio de Livro Caixa, conforme dispõe o art. 75, I, do Regulamento …

Prescrição Intercorrente no Processo Administrativo Fiscal

disso, a Constituição Federal de 1988, bem como, as normas jurídicas inferiores trazem consigo meios alternativos... ao direito fundamental previsto no artigo 5º , inciso LXXVIII da Constituição Fed…
Fernanda Sampaio, Advogado
há 3 meses

Sobre o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e as hipóteses de Compra e Venda, Promessa e Distratos

). Desta forma, também com fundamento nos artigos 1.245 do Código de Civil, 156, II da Constituição Federal e 35... a cobrança do ITBI, na forma do artigo 156, II da Constituição Federal. …
Fernando Aragone, Bacharel em Direito
há 3 meses

Da casinha de sapê à festa no apê: conheça o IPTU.

). Competência Tributária A Constituição, em seu artigo 156, institui que é de competência privativa dos Municípios instituir... das Cidades, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição, …