Inciso XII do Parágrafo 2 do Artigo 155 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
§ 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
XII - cabe à lei complementar:
a) definir seus contribuintes;
b) dispor sobre substituição tributária;
c) disciplinar o regime de compensação do imposto;
d) fixar, para efeito de sua cobrança e definição do estabelecimento responsável, o local das operações relativas à circulação de mercadorias e das prestações de serviços;
e) excluir da incidência do imposto, nas exportações para o exterior, serviços e outros produtos além dos mencionados no inciso X, a
f) prever casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias;
g) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados.
h) definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará o disposto no inciso X, b ; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 33, de 2001) (Vide Emenda Constitucional nº 33, de 2001)
i) fixar a base de cálculo, de modo que o montante do imposto a integre, também na importação do exterior de bem, mercadoria ou serviço. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 33, de 2001)
XPOENTS, Consultor Jurídico
há 13 dias

Minha empresa x Guerra Fiscal

Iremos explicar a você importador , porque alguns estados são contra a “Guerra Fiscal” enquanto outros a defendem tanto, quase como se sua sobrevivência dependesse disso. Além do mais, você entenderá…
há 19 dias

Aspectos inconstitucionais presentes no Convênio ICMS 52/2017, revogado pelo Convênio ICMS 142/2018.

A Constituição Federal/1988 elenca um rol de competências que todos os entes federativos (União, Estados, DF e Municípios) possuem para que, no todo, consigam atender as responsabilidades que a mesma…

STF afasta a antecipação do ICMS estabelecida por decreto

É ilegítima a antecipação da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)…
XPOENTS, Consultor Jurídico
há 2 meses

ICMS: Entenda as Mudanças Referentes à Exigência do Diferencial de Alíquotas

No dia 24 de fevereiro de 2021, o STF julgou a possibilidade de se exigir o pagamento do diferencial de alíquota (DIFAL) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações…
Natalia Nunes, Estudante de Direito
há 2 meses

Diferença entre ICMS por antecipação e ICMS substituição tributária no Recurso Extraordinário 598.677

As legislações estaduais preveem a possibilidade de cobrança do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços de forma antecipada e embora a definição do momento do fato gerador do tributo seja…

A (IN)Constitucionalidade do "Pacote de Ajuste Fiscal" de São Paulo e a (IN)Compatibilidade com os Convênios ICMS 52/91 e 100/97

que 18%, é considerado beneficio fiscal. A Constituição Federal (CF/1988) estabelece, no artigo 155, § 2º, XII, “g...”, que cabe à lei complementar regular a forma como, mediante deliberação dos …

Retrospectiva Tributária 2020

: “A norma imunizante contida no inciso I do parágrafo2º do artigo 149 da Constituição da República alcança as receitas... previstas nos artigos 149 , § 2º , I e 153 , § 3º , III , da Constituição Fe…

Conflitos de competência na tributação do ICMS e do ISS

na alínea “i” do inciso XII do § 2º do art. 155 da CR. Cfe. ALCOFORADO, Antônio Machado Guedes. Regra-matriz... sobre o valor adicionado – IVA [2] sobre o consumo, no Brasil, com a competência …
há 6 meses

ICMS

tributário. Tem fundamentação legal no art. 155, II da Constituição Federal e também regulamentado pela Lei complementar n..., art. 155, § 2o, XII, h, prevê, excepcionalmente, a incidência …

Os recentes ajustes fiscais em São Paulo para bares, restaurantes e similares

válido juridicamente? A nossa opinião é que não. Como se sabe o artigo 155, parágrafo 2º., inciso XII, letra “g.../1975 (plenamente recepcionada pela nossa Constituição Federal de 1988, no seu artig…