Art. 149 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 149. Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal.
§ 1o O exame poderá ser ordenado ainda na fase do inquérito, mediante representação da autoridade policial ao juiz competente.
§ 2o O juiz nomeará curador ao acusado, quando determinar o exame, ficando suspenso o processo, se já iniciada a ação penal, salvo quanto às diligências que possam ser prejudicadas pelo adiamento.

Notícias Relacionadas

Inimputável. Esse é o termo que nomeia uma pessoa que, por doença psíquica ou retardo mental, não pode ser punida de acordo com o processo de execução penal. No caso de cometimento de uma infração…

TJ anula Júri Popular após defensor identificar sucessão de erros no processo

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) anulou julgamento do Tribunal do Júri e os efeitos da sentença condenatória que determinou nove anos de prisão, em regime fechado, para o suposto doente…
Justificando
há 2 anos

Há incompatibilidade entre a Lei de Juizados Especiais e a inimputabilidade penal?

Em decisão recente, o Superior Tribunal de Justiça[1] negou os direitos decorrentes da lei do JECRIM a um paciente inimputável, que respondia pelo crime de lesão corporal, sob o argumento de que sua…

TRF-1ª – Turma determina o retorno do processo à origem para que réu tenha direito à ampla defesa

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região deu provimento à apelação de um servidor da Procuradoria da República no Estado do Amapá (PRAP), contra sentença do Juízo da 4ª Vara da…

Doença mental justifica substituição de prisão por medidas de segurança

Quando, durante execução da pena privativa de liberdade, houver doença mental ou perturbação da saúde psíquica do preso, a pena pode ser substituída por medida de segurança. A duração deve ser a…

Incidente de insanidade mental no CPP apresenta questões relevantes

Não há farta produção literária a respeito de como funciona (ou de deve funcionar, com base no CPP) o incidente processual de insanidade mental. No entanto, há uma série de questões relevantes, como…

Atuação do defensor público como curador especial tem efeito endoprocessual

Ninguém pode ficar indefeso em um processo judicial. Em decorrência disso, há certos casos nos quais a lei determina a nomeação de alguém para defender os interesses do demandado, por exemplo, quando…

Judiciário é fundamental para pacificar a atuação da polícia com o MP

IV - "Capacidade postulatória" na representação por mandado de busca e apreensão [1] O tema "busca e apreensão" comporta inúmeras peculiaridades que continuarão sendo tratadas nesta oportunidade.

Homem que diz ter matado mais de 40 pessoas vai passar por exame de sanidade

O juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto, da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, acolheu o requerimento para que o réu Sailson José das Graças, assassino confesso que diz ter…

Psicopatia: uma grave doença ou apenas o desejo consciente de provocar o mal?

Por Giseli Caroline Tobler – 28/02/2015 Quando John Wayne Gacy Jr. vestia sua roupa de palhaço e saía alegre pelas ruas de Chicago a entreter criancinhas dificilmente sua personalidade perversa,…