Art. 144 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 144. Os interessados ou, nos casos do art. 142, o Ministério Público poderão requerer no juízo cível, contra o responsável civil, as medidas previstas nos arts. 134, 136 e 137.
Art. 144-A. O juiz determinará a alienação antecipada para preservação do valor dos bens sempre que estiverem sujeitos a qualquer grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para sua manutenção. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 1o O leilão far-se-á preferencialmente por meio eletrônico. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 2o Os bens deverão ser vendidos pelo valor fixado na avaliação judicial ou por valor maior. Não alcançado o valor estipulado pela administração judicial, será realizado novo leilão, em até 10 (dez) dias contados da realização do primeiro, podendo os bens ser alienados por valor não inferior a 80% (oitenta por cento) do estipulado na avaliação judicial. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 3o O produto da alienação ficará depositado em conta vinculada ao juízo até a decisão final do processo, procedendo-se à sua conversão em renda para a União, Estado ou Distrito Federal, no caso de condenação, ou, no caso de absolvição, à sua devolução ao acusado. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 4o Quando a indisponibilidade recair sobre dinheiro, inclusive moeda estrangeira, títulos, valores mobiliários ou cheques emitidos como ordem de pagamento, o juízo determinará a conversão do numerário apreendido em moeda nacional corrente e o depósito das correspondentes quantias em conta judicial. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 5o No caso da alienação de veículos, embarcações ou aeronaves, o juiz ordenará à autoridade de trânsito ou ao equivalente órgão de registro e controle a expedição de certificado de registro e licenciamento em favor do arrematante, ficando este livre do pagamento de multas, encargos e tributos anteriores, sem prejuízo de execução fiscal em relação ao antigo proprietário. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 6o O valor dos títulos da dívida pública, das ações das sociedades e dos títulos de crédito negociáveis em bolsa será o da cotação oficial do dia, provada por certidão ou publicação no órgão oficial. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 7o (VETADO). (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
Euza Inácia, Bacharel em Direito
há 5 meses

Mentes Criminosas

criminal no Brasil, está inserida no artigo 144, encontra-se acondicionada no Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689...; artigo 715 do Código do Processo Penal e nos artigos 175 e 179 da Lei
Marcos Rodrigues, Advogado
ano passado

A aplicação do princípio do "non olet", sobre os proveitos auferidos com a prática de ilícitos penais.

SUMÁRIO: 1. Introdução 2. Distinção entre Direito Tributário Penal e Direito Penal Tributário 3. Premissas principiológicas 4. Confisco – O efeito secundário da sentença penal condenatória 5.

A condução coercitiva judicial na investigação foi extinta pelo STF para fins de interrogatórios?

Apesar de duramente criticada por parcela dos estudiosos do Direito, a condução coercitiva que estávamos acompanhando na prática era menos gravosa do que a decretação de medidas cautelares de prisão…

Lavagem de Capitais e as Instituições Religiosas.

RESUMO Foi no ano de 1998 que surgiu a primeira legislação brasileira a tratar do tema da lavagem de dinheiro. Mais precisamente, o tipo penal doravante estudado foi criado com o advento da Lei n.°…

A ineficiência e ineficácia da aplicação da Lei de Execução Penal:aspectos constitucionais

A INEFICIÊNCIA E INEFICÁCIA DA APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL : aspectos constitucionais. OBERLEIDE S. CARVALHO [1] I – BREVE HISTÓRICO DA CRIMINOLOGIA Antes mesmo de adentrar às questões…

A Polícia Judiciária à luz do Sistema Acusatório com enfoque na Disparidade de Armas entre a Acusação e a Defesa no Processo Criminal

FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE CURSO DE DIREITO POR: SÉRGIO RAPHAEL SILVA LIMA DOS SANTOS RECIFE-PE 2016 Trabalho de Conclusão do Curso de Direito da Faculdade Estácio AGRADECIMENTO Em breves palavras,…
Caymmi Botelho, Advogado
há 3 anos

Estudando sem erros o Direito Processual Penal Militar e Processual Penal Comum

O estudo do direito Processual Penal Militar e Processual Penal comum é de grande relevância, haja vista a sua exigência em concursos públicos, bem como as diferenças dessas duas áreas que tanto se…

Análise de alguns dispositivos do art. 5º da Constituição Federal

INTRODUÇÃO O estudo dos direitos fundamentais é produtor de grandes discussões jurídicas entre os doutrinadores. Eles têm procurado estabelecer um maior leque possível das características desses…

Da prisão, das medidas cautelares e da liberdade provisória

Capítulo I - Disposições Gerais Art. 282. As medidas cautelares previstas neste Título deverão ser aplicadas observando-se a: I - necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a…

Poder requisitório de dados cadastrais e acesso direto a informações pelo Delegado

Não restam dúvidas de que a investigação criminal foi outorgada constitucionalmente à Polícia Civil e à Polícia Federal, às quais incumbem as funções de polícia judiciária e apuração de infrações…