Artigo 144 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 144. Os interessados ou, nos casos do art. 142, o Ministério Público poderão requerer no juízo cível, contra o responsável civil, as medidas previstas nos arts. 134, 136 e 137.
Art. 144-A. O juiz determinará a alienação antecipada para preservação do valor dos bens sempre que estiverem sujeitos a qualquer grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para sua manutenção. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 1o O leilão far-se-á preferencialmente por meio eletrônico. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 2o Os bens deverão ser vendidos pelo valor fixado na avaliação judicial ou por valor maior. Não alcançado o valor estipulado pela administração judicial, será realizado novo leilão, em até 10 (dez) dias contados da realização do primeiro, podendo os bens ser alienados por valor não inferior a 80% (oitenta por cento) do estipulado na avaliação judicial. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 3o O produto da alienação ficará depositado em conta vinculada ao juízo até a decisão final do processo, procedendo-se à sua conversão em renda para a União, Estado ou Distrito Federal, no caso de condenação, ou, no caso de absolvição, à sua devolução ao acusado. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 4o Quando a indisponibilidade recair sobre dinheiro, inclusive moeda estrangeira, títulos, valores mobiliários ou cheques emitidos como ordem de pagamento, o juízo determinará a conversão do numerário apreendido em moeda nacional corrente e o depósito das correspondentes quantias em conta judicial. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 5o No caso da alienação de veículos, embarcações ou aeronaves, o juiz ordenará à autoridade de trânsito ou ao equivalente órgão de registro e controle a expedição de certificado de registro e licenciamento em favor do arrematante, ficando este livre do pagamento de multas, encargos e tributos anteriores, sem prejuízo de execução fiscal em relação ao antigo proprietário. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 6o O valor dos títulos da dívida pública, das ações das sociedades e dos títulos de crédito negociáveis em bolsa será o da cotação oficial do dia, provada por certidão ou publicação no órgão oficial. (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)
§ 7o (VETADO). (Incluído pela Lei nº 12.694, de 2012)

Medidas Cautelares Patrimoniais

nos artigos 126 a 144 do Código de Processo Penal e tem por finalidade ressarcir os custos do processo e os danos causados à... vítima em caso de condenação. Elas podem ser decretadas no curso da …

O agente infiltrado com o advento da lei 13.954/19 (Pacote anticrime)

determina a lei maior nacional, a constituição federal, eu seu artigo 144°: Art. 144°: A segurança pública, dever do Estado.... Em pretexto de exemplificação, temos os artigos 154°-A, no Código Pena…

Totalitarismo Judiciário

ao invadir as atribuições da Polícia Federal, que nos termos do art. 144, §1º, Inciso I, c.c. Art. 5º do Código de Processo... Dodge, que sendo a responsável por promover a ação penal (Art. 129, I, …
Fernanda Moraes, Advogado
há 10 meses

ADPF 444 STF: Os limites materiais do Direito a não autoincriminação durante o inquérito policial.

RESUMO O presente artigo visa abordar se a condução coercitiva no curso do inquérito policial fere o princípio da não autoincriminação tendo por base a análise da decisão do ministro Gilmar Mendes na…
Coriolano Naves, Estudante de Direito
ano passado

Medidas Assecuratórias

 São diversas das medidas cautelares, portanto esta é relacionada à pessoa do réu e a interprovisão de prisão no decorrer do processo, como exceção, levando-se que a privação de liberdade deve ser a…

A função do Juiz no Processo Penal Brasileiro

Ao juiz cabe a garantia e eficácia do processo penal, através das leis fundantes do sistema. Cada sistema penal adotado por um país, em um determinado período, dá ao juiz um papel na condução do…
Euza Inácia, Bacharel em Direito
há 2 anos

Mentes Criminosas

FONTE: Revista Saúde RESUMO: O presente artigo tem por objetivo, abordar o estudo sobre os psicopatas e os seriais killers, apontando o perfil e os crimes praticados, mostrando a presença de aspectos…

A aplicação do princípio do "non olet", sobre os proveitos auferidos com a prática de ilícitos penais.

SUMÁRIO: 1. Introdução 2. Distinção entre Direito Tributário Penal e Direito Penal Tributário 3. Premissas principiológicas 4. Confisco – O efeito secundário da sentença penal condenatória 5.

A condução coercitiva judicial na investigação foi extinta pelo STF para fins de interrogatórios?

Apesar de duramente criticada por parcela dos estudiosos do Direito, a condução coercitiva que estávamos acompanhando na prática era menos gravosa do que a decretação de medidas cautelares de prisão…

Lavagem de Capitais e as Instituições Religiosas.

RESUMO Foi no ano de 1998 que surgiu a primeira legislação brasileira a tratar do tema da lavagem de dinheiro. Mais precisamente, o tipo penal doravante estudado foi criado com o advento da Lei n.°…