Inciso III do Parágrafo 2 do Artigo 155 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
§ 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 3, de 1993) (Vide Emenda Constitucional nº 132, de 2023) Vigência
III - poderá ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços;

Tributação de Absorventes e Fraudas Descartáveis: e o meio ambiente?

1 DESCRIÇÃO DO CASO O presente caso trata sobre a discussão envolvendo a necessidade de implementação de absorventes e fraudas descartáveis na cesta básica brasileira, estando de um lado a Associação…
1
0

Princípios do Direito Tributário Brasileiro

INTRODUÇÃO Os princípios no Direito Tributário desempenham um papel fundamental na definição das bases que norteiam as normas e a aplicação das leis fiscais em um determinado país ou sistema…
1
0
Estela Riggio, Advogado
há 2 anos

A seletividade do ICMS-energia elétrica, e o Julgamento do RE 714.139

1. A SELETIVIDADE, A ESSENCIALIDADE E A ENERGIA ELÉTRICA Pode-se afirmar que o Princípio da Seletividade dos tributos decorre de outros princípios presentes na Constituição Federal, e possui a missão…
1
0

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre a energia elétrica e o princípio da seletividade

O ICMS SOBRE A ENERGIA ELÉTRICA E O PRINCÍPIO DA SELETIVIDADE Rogério Tadeu Romano Ditava o artigo 23 da Constituição Federal(Emenda Constitucional n. 1, de 1969): Compete aos Estados e ao Distrito…
1
1

Parecer Jurídico ICMS

PARECER JURÍDICO ICMS Ementa CONSTITUCIONALIDADE. CÓDIGO TRIBUTÁRIO. IMPOSTO SOBRE A CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – ICMS. VALORES. ATRIBUIÇÕES. BASE DE CÁLCULO. FIXAÇÃO. CÁLCULO.
1
0

Imposto Sobre Grandes Fortunas

RESUMO O presente trabalho foi criado para analisar os aspectos do imposto sobre grandes fortunas. Previsto no artigo 153, inciso VII da Constituição Federal de 1988, remete-se a tributar…
4
2

ICMS e o Critério da Essencialidade sobre a Energia Elétrica: breves considerações

Naturalmente, tributo é algo que quase ninguém – para não dizer ninguém – gosta de pagar, não é verdade? Você não vê as pessoas por aí com um boleto de IPTU ou IPVA, por exemplo, com um sorriso de…
1
0

A seletividade do ICMS sobre o fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação a partir do critério da essencialidade

Jorge Américo Pereira de Lira Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco INTRODUÇÃO Trata-se de estudo que aborda a discussão acerca do alcance do art. 155 , § 2º , III , da CF/88 ,…
7
1
Lucas Ramos, Advogado
há 2 anos

Análise Tributária Sobre o Setor Pet

Antes de adentrarmos sobre a efetiva análise da tributação incidente sobre setor pet, cumpre esclarecer alguns pontos, o setor pet no Brasil é um dos setores que mais crescem no país, mesmo diante da…
1
0

O ICMS e o Princípio da Seletividade nos Setores de Energia Elétrica e de Telecomunicações

Autor: Gustavo Pires Maia da Silva , Advogado Sócio de Homero Costa Advogados - LEXNET Belo Horizonte No dia 22 de novembro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (“STF”) finalizou o julgamento do…
4
1