Art. 110 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 110. Nas exceções de litispendência, ilegitimidade de parte e coisa julgada, será observado, no que Ihes for aplicável, o disposto sobre a exceção de incompetência do juízo.
§ 1o Se a parte houver de opor mais de uma dessas exceções, deverá fazê-lo numa só petição ou articulado.
§ 2o A exceção de coisa julgada somente poderá ser oposta em relação ao fato principal, que tiver sido objeto da sentença.
ano passado

Direito Militar

A ATRIBUIÇÃO DA POLÍCIA JUDICIÁRIA MILITAR NOS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA, PRATICADOS POR MILITAR ESTADUAL CONTRA CIVIL Everson Brito Fortes [1] 1. INTRODUÇÃO De início é importante enfatizar que o…

Há crime de violação da suspensão do direito de dirigir por excesso de multas?

Por Mauricio Dal Castel Tema comumente enfrentado nas salas de audiência dos Juizados Especiais Criminais , os famosos JECRIMs, diz respeito ao crime de violação da suspensão do direito de dirigir,…

Como buscar a Prescrição Retroativa no Processo Criminal

Você sabe quais as estratégias de defesa para se buscar a prescrição retroativa e alcançar a extinção da punibilidade, absolvendo seu cliente? O presente texto tem o objetivo de auxiliar operadores…

Exceção de Suspeição e Ilegitimidade das Partes no Processo Penal - Análise Crítica

Introdução Esse artigo tem por fim identificar quais são os sujeitos do processo penal, assim como conceituar exceção de suspeição e exceção de ilegitimidade das partes, analisando seus principais…

O Princípio do No Bis in Idem no Direito Penal Brasileiro

Dine Micheli de Freitas Pedroso Immich [1] Vladmir Haag Medeiros [2] RESUMO O presente artigo aborda o princípio do No Bis In Idem e sua aplicação no ordenamento jurídico brasileiro, especialmente a…
Artur Braian, Estudante de Direito
há 4 anos

Do instituto da coisa julgada no processo penal

Considerações iniciais O instituto da coisa julgada é concebido como a imutabilidade da decisão judicial transitada em julgado, e visa evitar que uma mesma ação seja instaurada diversas vezes. O que…