Inciso VI do Artigo 150 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre: (Vide Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
b) templos de qualquer culto;
c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;
d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 75, de 15.10.2013)

Alguns entendimentos sobre o Estado Laico

ALGUNS ENTENDIMENTOS SOBRE O ESTADO LAICO Rogério Tadeu Romano Segundo o site de notícias do STF, por unanimidade de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão virtual concluída…

Imunidade dos Templos de Qualquer culto

De acordo com as escritas do Ilustre Aliomar Baleeiro, a história do Brasil faz referência a uma ligação estreita entre o Estado e a Igreja, especialmente a Igreja Católica, devido à influência…

Direito tributário e o projeto do governo Federal

UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO DO GOVERNO FEDERAL DE ESTABELECER CONTRIBUIÇÃO SOBRE BENS E SERVIÇOS. AUTOR: Enio Dias Pimentel Gomes Introdução: Não se, desconhece que estamos diante de um assunto de…
Wadrison Magno, Bacharel em Direito
há 19 dias

Por que os templos religiosos não pagam impostos?

Falaaaaa Galera, tudo belezinha? Vamos de história.... O Templo XXX, possui um veículo ao qual o líder religioso Pedro utiliza para espalhar a fé entre os seus membros. Ocorre que a placa do veículo…
Pedro Nespolis, Estudante de Direito
há 21 dias

Imunidade Tributária e suas principais ideias

DESTACAMENTO DAS IDEIAS PRINCIPAIS SOBRE IMUNIDADE TRIBUTÁRIA E SEUS TIPOS Imunidades como normas negativas de competência A ideia central deste tópico é, inicialmente, pontuar a distinção entre…

Imunidades tributárias

FORMAS DE IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS Autora: Luciana Fontenele Magalhães Coautor : Breno Queiroz de Holanda INTRODUÇÃO: Com esse importante trabalho temos como base primordial entender, e compreender…

O imposto sobre operações financeiras e o programa Bolsa Família

O IOF E O BOLSA FAMÍLIA Rogério Tadeu Romano I - O FATO Segundo a Agência Brasil, o presidente Jair Bolsonaro editou no dia 16 de setembro do corrente ano um decreto para aumentar as alíquotas do…
Veruska Sales, Bacharel em Direito
mês passado

Questões controvertidas acerca da Imunidade Religiosa no sistema tributário brasileiro

1 IMUNIDADE TRIBUTÁRIA As imunidades tributárias tem sido objeto de grande discussão doutrinária e jurisprudencial nos dias que correm, principalmente pelas inúmeras particularidades que permeiam o…

Beneficiamento fiscal por meio das subvenções de investimento, dispostas na LC 160/2017.

Beneficiamento fiscal por meio das subvenções de investimento, dispostas na LC 160/2017. Análise conceitual No âmbito do direito tributário, o conceito de subvenções é classificado como uma…

Imunidade Tributária aplicada às empresas exportadoras e optantes do Simples Nacional

A questão que vamos abordar relaciona-se com a imunidade de tributos para as empresas do Simples Nacional. Mas, antes faremos uma análise sintetizada sobre o instituto da IMUNIDADE, falaremos sobre…