Inciso III do Artigo 150 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
III - cobrar tributos:
a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;
b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; (Vide Emenda Constitucional nº 3, de 1993)
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
Augusto Freitas, Advogado
há 3 dias

Uma análise do recurso em habeas corpus – RHC 163.334/SC e a criminalização pelo não recolhimento de ICMS

O julgamento do Recurso Ordinário em Habeas Corpus 163.334 /SC, fixou a tese de que "O contribuinte que, de forma contumaz e com dolo de apropriação, deixa de recolher o ICMS cobrado do adquirente da…

Princípio da Irretroatividade da Lei Tributária

Princípio da Irretroatividade da Lei Tributária A irretroatividade de lei consiste em uma vedação estabelecida pela Constituição Federal em seu art. 150, III, “a”, onde preconiza que o fato gerador…
William Campos, Estudante de Direito
há 21 dias

A impossibilidade da redução da maioridade penal no Brasil

A impossibilidade da redução da maioridade penal no Brasil William Jonathan Campos da Silva Bacharel em Direito pela Fundação Educacional Dr. Francisco Maeda. SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Da…

O imposto sobre operações financeiras e o programa Bolsa Família

O IOF E O BOLSA FAMÍLIA Rogério Tadeu Romano I - O FATO Segundo a Agência Brasil, o presidente Jair Bolsonaro editou no dia 16 de setembro do corrente ano um decreto para aumentar as alíquotas do…

Texto 23: “Questões comentadas em direito tributário – exame 07

Olá, Jorge Henrique Sousa Frota escrevendo aqui mais uma vez. Texto 23 de 365. Seguindo com o nosso projeto, que é o de falar sobre exame da ordem em direito tributário todos os dias, durante um ano…

Texto 18: Questões comentadas em direito tributário – exame 05

Olá, Jorge Henrique Sousa Frota escrevendo aqui mais uma vez. Texto 18 de 365. Seguindo com o nosso projeto, que é o de falar sobre exame da ordem em direito tributário todos os dias, durante um ano…

Limitações do Poder de Tributar

Primeiramente o CTN apresenta um rol importantes de conceitos, imprescindíveis à compreensão do Direito Tributário .Dentre estes, destaca-se o conceito e, consequentemente, o estudo do Tributo: Vamos…
Leandro Moura, Estudante de Direito
há 2 meses

Princípios do Direito Tributário e a sua finalidade na sociedade

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI Curso de Especialização em Pôs graduação de Direito Tributário Leandro Floriano moura PRiNCÍPiOS DO DiREiTO TRiBUTÁRIO E A SUA FiNALiDADE NA SOCIEDADE Trabalho de conclusão…
Beatriz Sales, Advogado
há 2 meses

Princípios constitucionais

O que são os princípios constitucionais: Os princípios constitucionais são valores presentes de forma explícita ou implícita na constituição de um país, e que orientam a aplicação do direito com um…
Stefan Soares, Estudante de Direito
há 2 meses

Constitucionalidade sobre a taxa de preservação ambiental por município.

Stefan Borges Soares RESUMO O presente artigo fará uma analise sistemática da Constitucionalidade da Taxa de Preservação Ambiental por Município, analisando como surgiu, qual fato gerador, se o…