Art. 79 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 79. A conexão e a continência importarão unidade de processo e julgamento, salvo:
I - no concurso entre a jurisdição comum e a militar;
II - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores.
§ 1o Cessará, em qualquer caso, a unidade do processo, se, em relação a algum co-réu, sobrevier o caso previsto no art. 152.
§ 2o A unidade do processo não importará a do julgamento, se houver co-réu foragido que não possa ser julgado à revelia, ou ocorrer a hipótese do art. 461.
Claudia Divino, Advogado
há 2 meses

Conexão e continência no processo penal

presentes nos artigos 76 e 77 do Código de Processo Penal : a conexão e a continência.  De acordo com Fuller , Junqueira... mencionada ocorre devido a vis attractiva do júri , artigo 78 , iniciso I …
Daniela Coelho, Estudante
há 11 meses

Descomplicando o processo penal

suspenso em relação a ele, nos termos do art. 366 do Código de Processo Penal. O processo, porém, prosseguirá em relação... aos demais que tenham comparecido. b) Quando ocorrer a hipótese do art. …
Mayra Sirilo, Advogado
ano passado

Tribunal do júri no Brasil: origem e princípios

 O Tribunal do júri integra o nosso poder judiciário desde a constituição imperial de 1824. 1 introdução   O Tribunal do júri, instituição jurídica de grandes aspectos históricos, e de origem…

Considerações sobre o ato de ofício no crime de corrupção passiva

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATO DE OFÍCIO NO DELITO DE CORRUPÇAÕ PASSIVA CONSIDERATIONS ON THE OFFICIAL ACT ON THE OFFENSE OF CORRUPTION OF PASSIVE CORRUPTION Sávio Eduardo Lima Lustosa , advogado e sócio…

Trabalho em condições análogas a de escravo contemporâneo

RESUMO O presente estudo dedica-se a realizar uma análise as condições de trabalho semelhantes à escravidão contemporânea, triste realidade na sociedade mundial, embora tenha passado mais de um…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 2 anos

Unidade de julgamento, igualdade de tratamento e o juiz natural: entre ponderações, acomodações e adequações constitucionais

O convite a essa publicação, mais que pessoalmente honroso ao articulista, assentava-se em premissa muito mais elevada: o exercício de cidadania. Trata-se de discutir um pequeno recorte dentre os…

Sergio Moro e a sua nova crise de instância

José Frederico Marques identificava no Processo a chamada “crise de instância” ou, como preferia Carnelutti, “crise do procedimento”, consistente, nas palavras do mestre italiano, em “ um modo de ser…

Processo Penal: Conexão e Continência

A competência é a delimitação da jurisdição. É a porção jurisdicional, indicada pela Constituição Federal de 1988, que cada órgão pode exercer. A Carta Política faz, inicialmente, uma divisão de…
Thaís Silva, Estudante de Direito
há 2 anos

Processo penal

Jurisdição: é o poder de julgar. Todos os membros do Poder Judiciário têm jurisdição. O delegado não tem jurisdição, tem circunscrição. O MP não tem circunscrição, tem atribuição (para definir qual…
Robson Souto, Advogado
há 3 anos

A primeira infernal fase do XXI Exame da OAB: questões polêmicas de Direito Penal e Direito Processual Penal

Prezados leitores, hoje desviarei um pouco das postagens de cunho técnico para abordar um assunto que repercutiu bastante nas redes sociais na semana passada: a prova medonha (primeira fase) do XXI…