Artigo 61 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 61. Em qualquer fase do processo, o juiz, se reconhecer extinta a punibilidade, deverá declará-lo de ofício.
Parágrafo único. No caso de requerimento do Ministério Público, do querelante ou do réu, o juiz mandará autuá-lo em apartado, ouvirá a parte contrária e, se o julgar conveniente, concederá o prazo de cinco dias para a prova, proferindo a decisão dentro de cinco dias ou reservando-se para apreciar a matéria na sentença final.

Prescrição pela pena em perspectiva

PRESCRIÇÃO PELA PENA EM PERSPECTIVA Rauan dos Anjos [1] Thamara Cristina de Souza [2] Nivalda de Lima Silva [3] RESUMO O presente artigo possui o objetivo de conceituar a prescrição, indicando suas…
1
0

STF Set23 - Estelionato - Boletim de Ocorrência Não Serve Como Representação

Inteiro Teor RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS 231.806 SANTA CATARINA RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI DECISÃO: Vistos. Recurso ordinário em habeas corpus , sem pedido de liminar, interposto por…
1
0

Lei Maria da Penha - Uma Via de Mão Dupla

Lei Maria da Penha - Uma Via de Mão Dupla Wesley Corrêa Carvalho* RESUMO O presente artigo discorre sobre a violência doméstica no Brasil, tece comentários sobre a importância da Lei 11.340/2006, a…
1
0
Natanael Zotelli, Estudante de Direito
há 11 meses

O princípio da indivisibilidade da ação penal privada e a injúria nas redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais nos permitem destilar muito ódio e ressentimento. Alguns até podem se justificar, dizendo que o ser humano sempre falou mal dos outros e que isso é…
2
0

Racionalidade do Advogado Criminalista na trilha da absolvição.

Sempre que se observar a incidência de causa excludente de culpabilidade: Para que alguém seja penalmente culpáve l, o art. 26 do CP aduz que este agente deve reunir, em síntese, duas condições:…
1
0

Os Crimes Falimentares e o Rito Processual Aplicado

RESUMO: No presente estudo, serão abordados, em um primeiro momento, aspectos relacionados ao conceito e às características dos crimes falimentares, os quais estão previstos nos artigos 168 a 178 da…
3
0

Cadeia de Custódia e as Provas Periciais

INDICE: 1. Introdução; 2. O que é Cadeia de Custódia + Base Legal; 3. Finalidade da Cadeia de custódia. Do exame de corpo de delito, da cadeia de custódia e das perícias em geral. 1. Introdução Após…
7
0

Homicídio doloso num âmbito da imprescritibilidade

Neste artigo científico analisar-se-ão os principais aspectos jurídicos, sociais e morais no tocante à prescritibilidade (ounão) dos crimes contra a vida, para tanto serão levados em conta o fator…
1
0

A jurisprudência atual do STF e doSTJ sobre a extinção da punibilidade pelo pagamento do tributo

A jurisprudência atual do STF e do STJ sobre a extinção da punibilidade pelo pagamento do tributo * Alexandre Pontieri 1. INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objetivo mostrar o atual posicionamento…
2
0
Andre Lopes, Advogado
há 2 anos

Constituição definitiva do crédito tributário e ação penal por sonegação fiscal

Sumário 1.Introdução. 2. Sonegação fiscal: significado da expressão, tipos penais abrangidos, bem jurídico tutelado e leis de regência. 3. Classificação dos crimes de sonegação e constituição…
2
0