Art. 58 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 58. Concedido o perdão, mediante declaração expressa nos autos, o querelado será intimado a dizer, dentro de três dias, se o aceita, devendo, ao mesmo tempo, ser cientificado de que o seu silêncio importará aceitação.
Parágrafo único. Aceito o perdão, o juiz julgará extinta a punibilidade.

Causas Extintivas de Punibilidade

DIREITO PENAL CAUSAS DE EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE Luzia Pereira E Samia Helena Cardoso RESUMO Este trabalho aborda o tema de Direito Penal referente as causas de extinção de punibilidade. Hipótese que…

Negócios Processuais

INTRODUÇÃO No direito processual civil brasileiro tem-se consolidado o Princípio do Respeito ao Autorregramento da Vontade no Processo Civil. Existem dispositivos indicando essa asserção.

Ação Penal - Noções Preliminares

DA AÇÃO PENAL – Art. 100 CP ; Art. 24 a 62 , CPP 1. Abolida a autodefesa, ou seja, a resolução privada dos conflitos de interesses, cabe ao Estado a função jurisdicional, aplicando o direito objetivo…
Rogério Cury, Advogado
há 5 anos

A extinção da punibilidade pelo perdão do ofendido aceito

O perdão do ofendido aceito é causa extintiva da punibilidade, prevista no artigo 107 , V , 2ª parte do CP , que apenas incidirá após o oferecimento da ação penal privada e antes do trânsito em…

Da inconstitucionalidade do dever de declaração dos antecedentes criminais no interrogatório de identificação: Uma análise comparativa com o Direito Processual Português.

O tema reportado, se divide em duas partes distintas: a) a inconstitucionalidade do acusado em seu interrogatório de identificação ou qualificação de fornecer as informações acerca dos seus…

Roteiro: ação penal (parte iii)

ROTEIRO DE AULA: AÇÃO PENAL (parte III) Delegado de Polícia Civil em Santa Catarina. Pós-Graduado em Ciências Penais pela UNISUL/IPAN/LFG. Professor de Legislação Penal Especial na Academia de…