Art. 47 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 47. Se o Ministério Público julgar necessários maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convicção, deverá requisitá-los, diretamente, de quaisquer autoridades ou funcionários que devam ou possam fornecê-los.

A desigualdade entre a Acusação e a Defesa no Processo Criminal

Na prática, a paridade de armas no processo penal é mera ficção jurídica Art. 47 do Código de Processo Penal : “Se o Ministério Público julgar necessários maiores esclarecimentos e documentos…

Na prática, a paridade de armas no processo penal é mera ficção jurídica

Por Roberto Parentoni Art. 47 do Código de Processo Penal:   "Se o Ministério Público julgar necessários maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convicção, deverá…
Eurides Neta, Estudante de Direito
há 3 anos

(Im) possibilidade da investigação criminal realizada diretamente pelo Ministério Público versus sistema acusatório

INTRODUÇÃO A investigação criminal no Brasil, na fase pré-processual, via de regra, é conduzida diretamente pela Polícia Judiciária. O meio utilizado pela Polícia Judiciária para perquirir e colher…
William Garcez, Delegado de Polícia
há 4 anos

O conceito de “autoridade policial” na legislação brasileira

É recorrente no Código de Processo Penal , bem como na legislação processual penal extravagante, a utilização da expressão autoridade policial para conceder a um determinado agente estatal poderes e…

O juiz do TJRJ, Marcos Peixoto, soltou 203 indiciados que permaneceram detidos por mais de seis dias sem o requerimento ministerial pela convolação da prisão

O juiz do TJRJ, Marcos Peixoto, soltou 203 indiciados que permaneceram detidos por mais de seis dias sem o requerimento ministerial pela convolação da prisão flagrancial em preventiva, sem a oferta…

Breves apontamentos a respeito da teoria e prática do Tribunal do Júri

1.1 Aspectos Gerais do Procedimento nos Crimes de Alçada do Tribunal do Júri. Historicamente se tem apontado a Carta Foral conhecida como Magna Charta Libertatum , da Inglaterra de 1.215, como termo…
Marcelo Barazal
há 6 anos

O novo perfil constitucional do ministério público e suas investigações

O NOVO PERFIL CONSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO E SUAS INVESTIGAÇOES INDEPENDENTES O Ministério Público Brasileiro ganhou novos contornos em face de nossa Carta Política de 1988, em analise a…

Vantagem do acusador x desvantagem da defesa

VANTAGEM DO ACUSADOR artigo 47 do Código de Processo Penal : "Se o MP julgar necessários maiores esclarecimentos e documentos complementares ou novos elementos de convicção, deverá requisitá-los,…