Art. 39 do Código Processo Penal - Decreto Lei 3689/41

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 39. O direito de representação poderá ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração, escrita ou oral, feita ao juiz, ao órgão do Ministério Público, ou à autoridade policial.
§ 1o A representação feita oralmente ou por escrito, sem assinatura devidamente autenticada do ofendido, de seu representante legal ou procurador, será reduzida a termo, perante o juiz ou autoridade policial, presente o órgão do Ministério Público, quando a este houver sido dirigida.
§ 2o A representação conterá todas as informações que possam servir à apuração do fato e da autoria.
§ 3o Oferecida ou reduzida a termo a representação, a autoridade policial procederá a inquérito, ou, não sendo competente, remetê-lo-á à autoridade que o for.
§ 4o A representação, quando feita ao juiz ou perante este reduzida a termo, será remetida à autoridade policial para que esta proceda a inquérito.
§ 5o O órgão do Ministério Público dispensará o inquérito, se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal, e, neste caso, oferecerá a denúncia no prazo de quinze dias.
há 18 dias

Ação Penal E Competência Alusivos Ao Crime De Estupro

compilado.htm BRASIL, Código de Processo Penal Brasileiro, 1941 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del...3689.htm BRASIL, Código Penal Militar Brasileiro, 1969 …
Lucivaldo Santiago, Bacharel em Direito
mês passado

Breves considerações em Processo Penal

artigo 4º do Código Processual Penal. Portanto o Inquérito Policial tem aplicação imediata, conforme matéria ministrada...-lhe o dever de exercer a ação penal (art. 112). A Constituição portuguesa …
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 3 meses

Assistência qualificada da mulher vítima de violência no processo penal

Pública. Assistência qualificada da mulher vítima de violência no processo penal Sabe-se que o Código de Processo Penal... da apuração da infração penal e deflagração da ação penal, por meio do …

O instituto da Colaboração Premiada e sua aplicação no âmbito da Polícia Judiciária Militar.

na proposta inicial, aplicando-se, no que couber, o art. 28 do Decreto-Lei 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código... tenha sido previsto na proposta inicial, aplicando-se, no que couber, o art. …
Tie Hardoim, Advogado
há 4 meses

A Investigação Criminal Processual Deve Respeitar A Que Princípios?

dispensável. .(LOPES JR, 2006). No código de Processo penal em seu art. 39 há previsão da dispensa do inquérito, in... necessidade de se realizar a conciliação de dois dispositivos legais: SIGILO O …

Inquérito Policial

tiver tais elementos, o inquérito policial será indispensável, conforme disposição do artigo 39, parágrafo 5 do Código... de Processo Penal. Quando fundamentada exclusivamente nas provas produzidas …
Kelly Cr, Estudante de Direito
há 4 meses

O Poder Investigatório do Ministério Público

. Assim como o Código de Processo Penal, reafirma em alguns de seus artigos posteriormente citados, o poder de atuação.... 304/82, art. 39, VIII), pode requisitar documentos, certidões e diligências …

Investigação Criminal Preliminar e sua relação com os Sistemas Processuais Penais

a concluir que apesar de artigos como o 12 , 27 e 39 , § 5º , do Código de Processo Penal reforçarem o entendimento... brasileiro, desde a entrada em vigor do Código de Processo Penal de 1941, …
Tales Calaza, Advogado
há 5 meses

Ação Penal

a denúncia, o Ministério Público não poderá desistir da ação penal (artigo 42 do CPP ). Nessa ação, a denúncia poderá... oralmente, devendo sempre ser reduzida à termo (artigo 39 do CPP ). Será …

A (des)necessidade da lavratura do boletim de ocorrência para instruir a queixa-crime

, por exemplo), entendemos pela faculdade em lavrar ou não o boletim de ocorrência, em analogia ao art. 39, parágrafo 5...-crime é uma petição acusatória de iniciativa privada em que Estado …