Parágrafo 4 Artigo 544 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil.
Art. 544. Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo nos próprios autos, no prazo de 10 (dez) dias. (Redação dada pela Lei nº 12.322, de 2010)
§ 4o No Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça, o julgamento do agravo obedecerá ao disposto no respectivo regimento interno, podendo o relator: (Redação dada pela Lei nº 12.322, de 2010)
I - não conhecer do agravo manifestamente inadmissível ou que não tenha atacado especificamente os fundamentos da decisão agravada; (incluído pela Lei nº 12.322, de 2010)
II - conhecer do agravo para: (incluído pela Lei nº 12.322, de 2010)
a) negar-lhe provimento, se correta a decisão que não admitiu o recurso; (incluído pela Lei nº 12.322, de 2010)
b) negar seguimento ao recurso manifestamente inadmissível, prejudicado ou em confronto com súmula ou jurisprudência dominante no tribunal; (incluído pela Lei nº 12.322, de 2010)
c) dar provimento ao recurso, se o acórdão recorrido estiver em confronto com súmula ou jurisprudência dominante no tribunal. (incluído pela Lei nº 12.322, de 2010)
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 3 anos

Considerações sobre os Embargos de Divergência

1. Breve Histórico O aparecimento dos embargos de divergência tem como fator determinante o problema resultante da divisão do STF em turmas [1] . O recurso surgiu devido à preocupação de existir o…
há 3 anos

O Direito do Servidor Público Paranaense Inativo à Conversão em Pecúnia da Licença Especial não usufruída e a possibilidade de Correção Monetária

Resumo O presente artigo demonstra, através de pesquisa e análise jurisprudencial, que é assegurado ao Servidor Público Estável e Inativo do Estado do Paraná, o direito a conversão em pecúnia da…

A pensão por morte

OS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVO E JUDICIAL Frederico Amado exorta a título primário: De acordo com o INSS, considera-se processo administrativo previdenciário o conjunto de atos administrativos…

O Decreto Lei 911/69, promulgado sob a égide do Regime Militar, é Inconstitucional?

Não rara às vezes, em que o magistrado, ao deparar-se com a ação de busca e apreensão, oriunda de contrato de alienação fiduciária, ou, ainda, ação de reintegração de posse, decorrente de contrato de…

Guarda Compartilhada

RESUMO A guarda compartilhada é um instrumento no qual a lei civil garante aos pais separados à convivência com os filhos, de forma que a mesma seja equânime e equilibrada, levando sempre em…
Ylena Luna, Administrador
há 4 anos

As dez decisões mais importantes da Seção de Direito Penal

A pedido do JOTA, o presidente da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, ministro Sebastião Reis, selecionou as dez decisões mais importantes proferidas em 2015 pela Corte sobre direito penal e…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 5 anos

O poder dos precedentes judiciais no CPC/2015

Resumo: O texto apesar de extenso vem expor de forma didática a existência, formação e poder dos precedentes judiciais principalmente em face do CPC de 2015. Não se furtou a trazer as razões…
Renata Valera, Advogado
há 5 anos

O que é inadimplemento mínimo?

O inadimplemento mínimo faz parte da teoria do adimplemento substancial. De acordo com esta teoria, apesar de a obrigação contratualmente estabelecida não ter sido cumprida totalmente, se ela foi…

O Agravo de decisões que não admitem Recurso Especial e Recurso Extraordinário

1 – Introdução Há de se dedicar breves linhas no que diz respeito ao recurso de agravo de decisões que não admitem recurso especial e recurso extraordinário e sua aplicação no processo penal,…

Ponderações sobre decisões genéricas

I - Introdução Para melhor elucidar o título proposto relativamente às decisões genéricas, especificamente que dizem respeito ao uso do postulado “matéria interna corporis” optou-se por insistir na…