Artigo 129 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;
II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;
III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição;
V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;
VI - expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;
VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;
VIII - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;
IX - exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.
§ 1º - A legitimação do Ministério Público para as ações civis previstas neste artigo não impede a de terceiros, nas mesmas hipóteses, segundo o disposto nesta Constituição e na lei.
§ 2º -As funções de Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação.
(Revogado)
§ 2º As funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação, salvo autorização do chefe da instituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
§ 3º O ingresso na carreira far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, e observada, nas nomeações, a ordem de classificação.
(Revogado)
§ 3º O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
§ 4º Aplica-se ao Ministério Público, no que couber, o disposto no art. 93, II e VI.
(Revogado)
§ 4º Aplica-se ao Ministério Público, no que couber, o disposto no art. 93. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
§ 5º A distribuição de processos no Ministério Público será imediata. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Limites de atuação do TSE

LIMITES DE ATUAÇÃO DO TSE Rogério Tadeu Romano O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, no dia 2 de agosto de 2021, a proposta do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis…

Recurso - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer de Lojas Americanas contra Ministério Público do Trabalho (Florianópolis

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 12a Região Recurso Ordinário Trabalhista Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 22/09/2014 Valor da causa: Partes:…

Petição Inicial - Ação Enriquecimento ilícito

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE MIRADOURO Referência: Inquérito Civil no MPMG-0421. O PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, por seu órgão de execução que esta subscreve, no uso…

Recurso - Ação Incorporação

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região Recurso Ordinário - Rito Sumaríssimo Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 30/03/2020 Valor da causa: Partes:…

Página 20 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOERN) de 4 de Agosto de 2021

Justiça de Parelhas, Dra. Kaline Cristina Dantas Pinto de Andrade, atuando na área de tutela do patrimônio público e controle de atos, do outro lado, o MUNICÍPIO DE SANTANA DO SERIDÓ/RN, pessoa…

Página 21 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOERN) de 4 de Agosto de 2021

o objetivo de apuração quanto à licitação e execução do contrato para transporte escolar em 2013. Aos interessados, fica concedido o prazo até a data da sessão de julgamento da Promoção de…

Página 22 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOERN) de 4 de Agosto de 2021

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, pela 45ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal, Com fundamento legal no inciso III, do artigo 129 da Constituição…

Página 23 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOERN) de 4 de Agosto de 2021

ORDEM NÚMERO DO PROCESSO VOTO 001 03.23.2050.0000062/2021-68 HOMOLOGAÇÃO 002 03.23.2106.00000 28/2020-52 NÃO CONHECIMENTO 003 03.23.2155.00000 10/2021-91 NÃO CONHECIMENTO 004 03.23.2319.00001…

Página 3700 do Diário de Justiça do Estado do Pará (DJPA) de 4 de Agosto de 2021

área de floresta nativa exige a prévia licença ambiental. Afirma que o requerido desmatou 133,22 hectares de floresta sem a devida licença ambiental, tudo constando no procedimento administrativo.

Página 4371 do Diário de Justiça do Estado do Pará (DJPA) de 4 de Agosto de 2021

COMARCA DE IPIXUNA DO PARÁ SECRETARIA DA VARA ÚNICA DE IPIXUNA DO PARÁ RESENHA: 02/08/2021 A 03/08/2021 - SECRETARIA DA VARA UNICA DE IPIXUNA DO PARA - VARA: VARA UNICA DE IPIXUNA DO PARA PROCESSO:…