Art. 128 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 128. O Ministério Público abrange:
I - o Ministério Público da União, que compreende:
a) o Ministério Público Federal;
b) o Ministério Público do Trabalho;
c) o Ministério Público Militar;
d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;
II - os Ministérios Públicos dos Estados.
§ 1º O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.
§ 2º A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.
§ 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
§ 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.
§ 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:
I - as seguintes garantias:
a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;
b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
II - as seguintes vedações:
a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;
b) exercer a advocacia;
c) participar de sociedade comercial, na forma da lei;
d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;
e) exercer atividade político-partidária; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
f) receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
§ 6º Aplica-se aos membros do Ministério Público o disposto no art. 95, parágrafo único, V. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
Elisabeth Pedrosa, Bacharel em Direito
mês passado

A ética do Promotor de Justiça

indisponíveis” (art. 127, da CF/88), ou seja, seus membros devem promover justiça. Dentro desse contexto, o Promotor... nos artigos 128, § 5º, II, e no art. 129, IX, do referido diploma. De acordo …
Pedro Platon, Advogado
mês passado

Comentários Jurídicos sobre a escolha do Novo Procurador Geral da República Augusto Aras

Geral da República. A escolha do cargo é prerrogativa estabelecida no art. 128, §1º, da Constituição Federal, que deve ser..., assim preceitua o art. 127 da Constituição Federal. A natureza …
Leandro Nunes, Professor
há 3 meses

A relevância da lista tríplice para fins de assegurar a democracia interna e a independência da PGR.

dos Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios (art. 128,§3º, da CF/88).   Além disso, tem sido... do Distrito Federal e Territórios) ou apenas membro do MPF (Ministério …

Os Limites da Liberdade de Expressão Para os Membros do Ministério Público - Análise das Recomendações 01/2016 e 58/2017 CNMP.

do judiciário”, acrescentou o § 3 o no artigo 5º da Constituição Federal (CF), o qual dispõe que “os tratados e convenções..., por isso devem ser exercidas de maneira harmônica, observados os …

Origem e evolução do Ministério Público no Brasil.

, pelo art. 129 da CF/88 que dispõe sobre diversas atribuições conferidas ao órgão, mas que não se exaurem no mesmo dispositivo..., com o fim da ditadura militar, foi promulgada a Constituição Federa…

Responsabilidade Social Das Empresas Privadas Sob A Ótica Dos Direitos Humanos De Terceira Dimensão

a seguir, a Constituição Federal de 1988, em seu art. 170, nos remete à Ordem Econômica e Financeira. Segundo o art. 170... MAIO 19, às 15:25 h. Transcrição dos incisos do art. 170 da Constituição F…

A relevância da lista tríplice para fins de assegurar a democracia interna e a independência da PGR.

e o do Distrito Federal e Territórios (art. 128,§3º, da CF/88).  Além disso, tem sido observada na escolha do secretário... do Distrito Federal e Territórios) ou apenas membro do MPF (Ministério …

Efeitos da Sentença Penal

do mesmo artigo. [22] Constituição Federal. Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão... o princípio constitucional da presunção de inocência afirmado pelo artigo
Leandro Filho, Estudante de Direito
há 5 meses

A interferência do Ministério Público na aplicação de sanções administrativas ambientais - Os limites da atuação Ministerial como custos legis

ao pagamento de uma “taxa judiciária” em total afronta ao disposto no art. 150 da Constituição Federal [3] . Neste diapasão... ADMINISTRATIVAS AMBIENTAIS FRENTE O DECRETO ESTADUAL 47.383/2018 Com o …
Francisco Jose, Estudante de Direito
há 7 meses

A arbitragem como meio de solução de conflitos no direito internacional privado

, plasmado no art. 5º, XXXV da Constituição Federal de 1988 (CRFB/88) [20] . Para os defensores, afastar do Judiciário..., 98, 99, 102, 103, 104, 105, 107, 109, 111, 112, 114, 115, 125, 126, 127, 128