Parágrafo 2 Artigo 114 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide ADIN 3392) (Vide ADIN 3432)
§ 2º Recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide ADI n º 3423) (Vide ADI n º 3423) (Vide ADI n º 3423) (Vide ADI n º 3431) (Vide ADI n º 3432) (Vide ADI n º 3520) (Vide ADIN 3392) (Vide ADIN 3432)

14. Arbitragem Temática - Curso de Arbitragem: Mediação, Conciliação e Tribunal Multiportas

ROTEIRO DE ESTUDOS 1. Introdução à arbitragem temática •Revisão da arbitrabilidade subjetiva e objetiva 2. Arbitragem e o direito do trabalho •Dissídios coletivos •Dissídios individuais 3. Arbitragem…
0
0

Título IV - Conteúdo Extra - Constituição Federal Comentada

Capítulo I Do Poder Legislativo Seção I Do Congresso Nacional Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo…
0
0

Art. 111 - Seção V. Do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e dos Juízes do Trabalho - Constituição Federal Comentada

Seção V Do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e dos Juízes do Trabalho Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I – o Tribunal Superior do Trabalho; II – os…
0
0

Art. 165 - Seção V. Dos Conciliadores e Mediadores Judiciais - Código de Processo Civil Comentado

Seção V Dos conciliadores e mediadores judiciais 1 a 10 • 1. Conciliação. Ato judicial que precede o exercício das ações, para o fim de acomodar as partes dissidentes sobre seus direitos, que, sob a…
0
0

Art. 13 - Capítulo II. Da Aplicação das Normas Processuais - Código de Processo Civil Comentado

Capítulo II DA APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS Art. 13. A jurisdição civil será regida pelas normas processuais brasileiras, ressalvadas as disposições específicas previstas em tratados, convenções…
0
0

1 - O direito de arena para o atleta profissional de futebol - Direito Desportivo sob a curadoria de Ricardo Miguel

O direito de arena para o atleta profissional de futebol Gabriel de Lima Sandoval Santos Pós-graduando no LLM Sports in Law da Trevisan Escola de Negócios. Pós-graduado em Direito Constitucional pela…
0
0

54. Ultratividade das Normas Coletivas no Direito do Trabalho - Parte VIII - Modernização das Relações Econômicas, Sociais, Trabalhistas e Ambientais

Maria Ariadna da Rocha Ribeiro Dantas 1 Eduardo Serrano da Rocha 2 A Reforma Trabalhista — Lei 13.467/17 — é o tema de Direito do Trabalho e processo trabalhista que está mais presente, atualmente,…
0
0

Capítulo 6. Aspectos Práticos dos Direitos dos Estrangeiros no Brasil - Parte Especial – Direitos e Deveres dos Estrangeiros em Geral – Aspectos Práticos

6.1. Direito Civil Tanto a Constituição Federal, quanto a Lei de Migração garantem a igualdade de direitos entre estrangeiros e nacionais – salvo exceções expressas constantes do texto constitucional…
0
0

Capítulo 10. A Extinção do Contrato de Trabalho - Parte 1 - Contrato de Trabalho, do Início ao Fim - Direito do Trabalho Aplicado: Direito Individual do Trabalho

1. Nota histórica sobre o papel da assistência para procedimentos rescisórios O art. 477 contemplava a necessidade de assistência sindical – também chamada de chancela ou mais comumente de…
0
0

Capítulo 10. O Dissídio Coletivo Como Arbitragem Compulsória do Conflito Coletivo - Parte 2 - Direito Coletivo do Trabalho

1. Instauração da instância: o ajuizamento da ação coletiva Em respeito à CLT , ainda hoje se usa a expressão instauração de instância , embora essa terminologia, própria do Código de Processo Civil…
0
0