Artigo 508 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil.
Art. 508. Na apelação, nos embargos infringentes, no recurso ordinário, no recurso especial, no recurso extraordinário e nos embargos de divergência, o prazo para interpor e para responder é de 15 (quinze) dias. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de 13.12.1994)
Parágrafo único. No procedimento sumaríssimo, o prazo para interpor recurso, ou para responder a ele, será sempre de cinco (5) dias, correndo em cartório. (Revogado pela Lei nº 6.314, de 16.12.1975)
(Revogado)

Mantida condenação de ex-vereador de Caiapônia por improbidade administrativa

Os integrantes da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, à unanimidade de votos, seguiram posicionamento do desembargador Fausto Moreira Diniz para manter sentença que condenou o…

Apelação - intempestividade

EMENTA: PROCESSUAL CIVIL – APELAÇÃO – INTEMPESTIVIDADE – NEGATIVA SEGUIMENTO AO RECURSO - Protocolizada a apelação após a ultimação do prazo estabelecido no artigo 508, do CPC de 1973, vigente à…

Novo CPC: veja quadro comparativo das alterações

O novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) começa a vigorar hoje (18/03/2016). Veja abaixo o quadro comparativo do que mudou em relação ao antigo CPC (Lei 5.869/73). Código de Processo Civil…
Direito Legal
há 6 anos

Prazos no processo civil

Cível – PRAZOS NO PROCESSO CIVIL AÇÃO CIVIL PÚBLICA – Lei nº 7.347/85 Fornecimento de certidões ou informações pelas autoridades competentes: 15 dias. Art. 8º . Fornecimento de certidões ou…

Ex-prefeito de São Domingos do Maranhão é condenado por improbidade administrativa

O desembargador Marcelo Carvalho foi o relator do processo (Foto:Ribamar Pinheiro) Os desembargadores da 2ª Câmara Cível não admitiram recurso e mantiveram a condenação, por improbidade…

Município de Rialma terá de pagar gratificação por titularidade a professora

Por unanimidade de votos, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve decisão que determinou ao Município de Rialma o pagamento de gratificação por titularidade a…

Divisão de competências entre STF e STJ faz sentido?

A existência de dois tribunais de cúpula, um dedicado à interpretação da Constituição , e, outro, da lei federal, tem razão de ser? Na década de 60 do século passado, passava o Supremo Tribunal…
há 8 anos

TJGO determina recebimento de apelação interposta um ano após sentença

Mesmo depois de exceder um ano da publicação da sentença, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) determinou o recebimento de uma apelação. A decisão se fez em agravo…
há 8 anos

TJGO determina recebimento de apelação interposta há mais de um ano após sentença

Mesmo depois de exceder um ano da publicação da sentença, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) determinou o recebimento de uma apelação. A decisão se fez em agravo…
Direito Legal
há 11 anos

TV Gaúcha e RBS Empresa de TV devem pagar indenização por danos morais ao desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Desembargador do TJRS deve receber indenização de TVs gaúchas TV Gaúcha e RBS Empresa de TV devem pagar indenização por danos morais ao desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul…