Alínea "b" do Inciso I do Artigo 105 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
I - processar e julgar, originariamente:
b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)

Remédios Constitucionais.

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS SOARES, Levi Silva 1 RESUMO Este artigo tem como objeto de estudo remédios constitucionais, que objetiva compreender e mostrar a importância desses remédios no ordenamento…
2
0
Sérgio Merola, Advogado
há 2 anos

Inassiduidade habitual: servidor público pode ser demitido por faltar ao trabalho?

A inassiduidade habitual é um assunto que gera bastante dúvida entre os servidores públicos. Seja o acusado ou os membros da comissão do PAD, o tema traz incertezas sobre a possibilidade ou não da…
22
3

Nova Competência da Justiça do Trabalho

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA AMANDA KATHLEEN HARRISON DÉBORA FREIRE LIVIA ROMERO RIO MARIA LUCIA AMARAL RAFAEL AMARAL BARREIRO ROSANA MARTINS SARA RANGEL DOS SANTOS PEREIRA DIREITO DO TRABALHO…
1
0

Um conflito federativo?

UM CONFLITO FEDERATIVO? Rogério Tadeu Romano Segundo o site do STJ, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, no exercício da presidência, mandou notificar o…
12
3
Jean Nunes, Advogado
há 3 anos

Incide a prescrição no caso de danos decorrentes da ditadura militar?

INCIDE A PRESCRIÇÃO NO CASO DE DANOS DECORRENTES DA DITADURA MILITAR? Maria é anistiada política. Requereu os efeitos patrimoniais decorrentes dessa condição ao Ministério da Justiça. Em 2005, foi…
7
4

O conflito de atribuições entre membros dos Ministérios Públicos

O CONFLITO DE ATRIBUIÇÕES ENTRE MEMBROS DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS Rogério Tadeu Romano Segundo o site da Procuradoria Geral da República, o procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou ao…
3
0

Quando e como utilizar o habeas data?

O habeas data é uma ação constitucional que está prevista no art. 5º, inciso LXXII, da Constituição Federal, bem como é disciplinado pela Lei nº 9.507/97. As finalidades do habeas data , isto é,…
11
0

Fortes indícios de materialidade e autoria de crimes

FORTES INDÍCIOS DE MATERIALIDADE E AUTORIA DE CRIMES Rogério Tadeu Romano I – O FATO Ao negar o recurso do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal…
3
0

Remédios Constitucionais

Altamir Carlos da Silva Oliveira Palavras-Chave: Remédios Constitucionais; Ação Civil Pública; Ação Popular; Habeas Corpus; Habeas Data; Mandado de Injunção; Mandado de Segurança. Sumário:…
3
0
Claudia Divino, Advogado
há 5 anos

Remédio Constitucional: O Mandado de Segurança

 A Constituição Federal da República de 1988 assegura a todos os indivíduos, sem distinção, os direitos e garantias fundamentais presentes em seu artigo quinto.  Uma das garantias fundamentais do…
2
1