Inciso I do Artigo 105 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
I - processar e julgar, originariamente:
a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios e os do Ministério Público da União que oficiem perante tribunais;
b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado ou do próprio Tribunal;
(Revogado)
b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)
c) os habeas corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea a, ou quando o coator for Ministro de Estado, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral;
(Revogado)
c) os habeas corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea "a", quando coator for tribunal, sujeito à sua jurisdição, ou Ministro de Estado, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 22, de 1999)
(Revogado)
c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea "a", ou quando o coator for tribunal sujeito à sua jurisdição, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)
d) os conflitos de competência entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, o, bem como entre tribunal e juízes a ele não vinculados e entre juízes vinculados a tribunais diversos;
e) as revisões criminais e as ações rescisórias de seus julgados;
f) a reclamação para a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões;
g) os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União;
h) o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta, excetuados os casos de competência do Supremo Tribunal Federal e dos órgãos da Justiça Militar, da Justiça Eleitoral, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal;
i) a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Petição - Ação Adicional de Horas Extras

Fls.: 2 EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ. DO TRABALHO DA II VARA DO TRABALHO DE IGARASSU. Processo N° Monito- , já qualificado nos autos do processo que pleiteia em causa própria vem, respeitosamente,…

Petição - Ação Contribuição Sindical

Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 17a Região Consignação em Pagamento Processo Judicial Eletrônico Data da Autuação: 04/12/2017 Valor da causa: Partes:…

Petição - Ação Espécies de Contratos

EXMO. SR. DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA TERCEIRA REGIÃO PROCESSO N° 00103868420175030002 CAIXA ECONÔMICA FEDERAL , nos autos da Reclamatória Trabalhista que lhe…

Petição - Ação Espécies de Contratos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3a REGIÃO PROCESSO N.°: 00103868420175030002 RECLAMANTE: PJE RECLAMADA: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CAIXA ECONÔMICA…

Petição - Ação Espécies de Contratos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 2a VARA DO TRABALHO DE BELO HORIZONTE - MG Autos do processo n° 0010386-84.2017.5.03.0002 , já qualificada nos autos, vem, respeitosamente, à presença de V.

Petição Inicial - Ação Espécies de Contratos

Fls.: 2 EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ____a VARA DO TRABALHO EM BELO HORIZONTE - MG Comprovado que o ente público manteve a terceirização de serviços mesmo após a realização de…

Petição - Ação Depósito / Diferença de Recolhimento contra Município de Tuntum

EXMO SR. DR. JUIZ FEDERAL DO TRABALHO DA VARA DE PRESIDENTE DUTRA Reclamação Trabalhista n° Reclamante: Reclamado: Município de TUNTUM - MA MUNICÍPIO DE TUNTUM , já qualificado, vem por meio de seu…

Petição Inicial - Ação Representação Sindical contra Município de Iúna

Neiliane Scalser OAB/ES 9.320, OAB/ES. 18.021, Hercules Santos Bellato OAB/ES. 21.774. Exmo. Sr. Dr. Juiz do Federal da _Vara do Trabalho de Venda Nova Do Imigrante - ES. SINDAGENTE - SINDICATO…

Petição - Ação Aviso Prévio contra Chb Rental

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO Processo n°: CHB RENTAL LTDA - EPP , já devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, por seu bastante…

Petição - Ação Aviso Prévio contra Chb Rental

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO Processo n°: CHB RENTAL LTDA - EPP , já devidamente qualificada nos autos do processo em epígrafe, por seu bastante…