Inciso I do Artigo 105 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justiça:
I - processar e julgar, originariamente:
a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios e os do Ministério Público da União que oficiem perante tribunais;
b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado ou do próprio Tribunal;
(Revogado)
b) os mandados de segurança e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio Tribunal; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)
c) os habeas corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea "a", ou quando o coator for Ministro de Estado, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral;
(Revogado)
c) os habeas corpus, quando o coator ou o paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea "a", quando coator for tribunal, sujeito à sua jurisdição, ou Ministro de Estado, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 22, de 1999)
(Revogado)
c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alínea "a", ou quando o coator for tribunal sujeito à sua jurisdição, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 23, de 1999)
d) os conflitos de competência entre quaisquer tribunais, ressalvado o disposto no art. 102, I, "o", bem como entre tribunal e juízes a ele não vinculados e entre juízes vinculados a tribunais diversos;
e) as revisões criminais e as ações rescisórias de seus julgados;
f) a reclamação para a preservação de sua competência e garantia da autoridade de suas decisões;
g) os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da União;
h) o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta, excetuados os casos de competência do Supremo Tribunal Federal e dos órgãos da Justiça Militar, da Justiça Eleitoral, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal;
i) a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
João Nunes, Advogado
há 24 dias

Erro em licença ambiental não afasta a responsabilidade de reparar lesão ao meio ambiente

do art. 105 , I , a , da CF/88 , o que ocorre na espécie, em que os conceitos de "vegetação primária e secundária... não é cabível quando a violação apontada pelo recorrente se refira a norma que …
Josiane Conte, Advogado
mês passado

Homologação de sentença estrangeira de divórcio no Brasil

Brasil, após a sua homologação. O artigo 105, I da Constituição Federal estabelece que a competência para a homologação... ter eficácia no Brasil, nos termos do art. 216 do Regimento Interno do …

O conflito de atribuições entre membros dos Ministérios Públicos

105, inciso I, alínea "d", da Constituição Federal, decidindo pela competência do STJ para apreciar a matéria – Plenário... originária do Supremo Tribunal Federal, a que alude a letra "f" do inciso

“Você sabe com quem está falando?”

eficiente”. Vale lembrar que a Constituição Federal, em seu artigo 105, inciso I, alínea “a”, incumbe ao Superior Tribunal..., nos termos de seus 78 incisos e parágrafos. Outrossim, o artigo 37 da C…

Reflexões jurídicas sobre o afastamento do Governador do Estado do Rio de Janeiro

. A este respeito, o art. 105, I, a , da Constituição Federal, estabelece de forma precisa que compete ao Superior Tribunal..., acrescentou o inciso VI ao art. 319 do Código de Processo Penal, …

O crime de pirâmide financeira e a competência para julgá-lo

, por se tratar de incidente instaurado entre juízos vinculados a Tribunais distintos, nos termos do art. 105, inciso I..., alínea “d” da Constituição Federal – CF. 2. “A operação envolvendo compra …
Tais Sousa, Advogado
há 3 meses

Revisão Criminal: Hipóteses de cabimento

102, I, alínea “j”, artigo 105, I e artigo 108, I, b para, respectivamente, o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal... ou confirmar a sentença. A competência para o julgamento da revisão …
Lincoln Paulino, Estudante de Direito
há 3 meses

Direito Processual Civil: Competência Absoluta e Relativa.

diversos, competirá ao Superior Tribunal de Justiça a respectiva solução (Constituição Federal, art. 105, I, d). A competência será... conflito de competência quando (art. 66): (a) dois ou mais …

Apontamentos sobre o novo artigo 28 - A do CPP, a prerrogativa de foro e o crime de desacato diante de caso concreto

do artigo 105 , I , a , da Constituição Federal , independente de eventual ação ordinária de indenização por danos morais..., oferecido no bojo de denúncia criminal. Já as hipóteses previstas nos in…
William Garcez, Delegado de Polícia
há 4 meses

A mutação constitucional nas regras do foro por prerrogativa de função: uma análise axiológica do julgamento da Ação Penal 937 pelo STF

. 105, I, "a", da Constituição Federal, qual é o sentido e o alcance que se lhe deve atribuir, isto é, qual é, de acordo... de foro que a Constituição (art. 105, I, "a") confere aos Conselheiros de …