Artigo 488 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 488. A petição inicial será elaborada com observância dos requisitos essenciais do art. 282, devendo o autor:
I - cumular ao pedido de rescisão, se for o caso, o de novo julgamento da causa;
II - depositar a importância de 5% (cinco por cento) sobre o valor da causa, a título de multa, caso a ação seja, por unanimidade de votos, declarada inadmissível, ou improcedente.
Parágrafo único. Não se aplica o disposto no no II à União, ao Estado, ao Município e ao Ministério Público.
Gleibe Pretti, Advogado
anteontem

Ações especiais na área do trabalho

AÇÕES ESPECIAIS NA ÁREA DO TRABALHO. Gleibe Pretti Elisabete Mariucci Lopes 1- Mandado de Segurança 1.1. Conceito Com previsão no art. 5º, LXIX da CRFB/88, o mandado de segurança trata-se de…

Super Dicas de Direito e Processo do Trabalho

1 – O empregador tem 48 horas para assinar a carteira de trabalho do empregado a partir da admissão. De acordo com o art. 29 da CLT , que foi alterado no ano de 2019, o empregador tem o prazo de 5…

Os privilégios da fazenda pública em juízo e seus reflexos na aplicação do Princípio da Paridade de Armas

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar as prerrogativas processuais conferidas pelo legislador à Fazenda Pública e a divergência que se estabeleceu na doutrina quanto aos reflexos de tal…

Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho - PJe/JT: Uma análise à Luz do Principio do Amplo Acesso ao Poder Judiciário

INTRODUÇÃO O atual ordenamento jurídico, baseado sobre a evolução do processo judicial perante os desenvolvimentos tecnológicos necessita resguardar a sociedade o princípio constitucional do amplo…

Explicação sobre Recurso Especial, Recurso Extraordinário e Ação Rescisória

Sumário: 1. Recurso Especial 2. Recurso Extraordinário 3. Ação Rescisória 4. Bibliografia 1. Recurso Especial O recurso especial é tipo recursal em que o processo vai para o Superior Tribunal de…
há 7 anos

Meios alternativos de impugnação no Processo Civil

I. Atos Jurisdicionais São atos jurisdicionais aqueles praticados pelo juiz no curso do processo, seja com intuito de decidir a lide ou questões meramente incidentais, que constituem óbice à…

Consequência dos honorários advocatícios e dos ônus de sucumbência frente à procedência de rescisão do julgado que os havia estabelecido

Resumo Este trabalho objetiva definir a consequência em relação aos honorários e aos ônus de sucumbência em caso de procedência dos pedidos em ação rescisória de julgado que os havia estabelecido.

Meios autônomos de impugnação no Processo Civil Brasileiro

Introdução O presente trabalho tem por finalidade apresentar a diferença entre os recursos e os meios autônomos de impugnação, dentre eles os sucedâneos recursais e as ações autônomas de impugnação,…
há 7 anos

Ação Rescisória

1. Conceito I. Meio autônomo de impugnação da sentença de mérito II. Ação que visa a desconstituir a coisa julgada material Art. 485 CPC Seu objetivo é o pronunciamento do poder judiciário, é…
Fagner Sandes, Advogado
há 8 anos

Breves apontamentos sobre a ação rescisória no processo do trabalho

Prezado (a) leitor (a), de forma despretensiosa, vez que impossível esgotar o tema dentro da proposta ora apresentada (temos muitas súmulas e orientações jurisprudenciais), pretendo, ao menos, trazer…