Inciso III do Artigo 102 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida:
a) contrariar dispositivo desta Constituição ;
b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal;
c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição .
d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

O Estudo do Princípio do Duplo Grau de Jurisdição

INTRODUÇÃO O desígnio do Princípio do Duplo Grau de Jurisdição como objeto de estudo do presente trabalho de conclusão de curso se deu pela importância da revisão de decisões frente ao caótico…
3
0
Thaís Borges, Advogado
há 18 dias

Publicidade abusiva voltada para crianças e adolescentes: A Tutela Coletiva como Instrumento de Proteção.

PUBLICIDADE ABUSIVA VOLTADA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A TUTELA COLETIVA COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO. ABUSIVE ADVERTISING AIMED AT CHILDREN AND ADOLESCENTS: THE COLLECTIVE GUARDIAN AS A…
1
0

Benefício por Incapacidade: A morte social e laboral dos portadores de HIV

O estigma do soropositivo leva a uma espécie de “morte social” antes da morte física, o que potencializa os efeitos nocivos da doença dada a baixa imunidade. 1) P R I M E I R A M E N T E, ora…
1
0

Decisão de TRE contrária à disposição constitucional deve ser combatida via Recurso Especial Eleitoral, e não mediante Recurso Extraordinário

i. Introdução Todos os profissionais do direito acostumados à sistemática recursal no âmbito do Supremo Tribunal Federal conhecem a regra estabelecida pelo art. 102 , inciso III , alínea a , da…
3
0
Igor Sandes, Estudante de Direito
ano passado

Recurso Trabalhista

I. Juízo de admissibilidade Conforme disposto acima, todo recurso precisa preencher alguns requisitos para que seja possível sua admissão junto ao juízo que o julgará, e para isso é feito o juízo de…
1
0

Recursos Especiais

TRABALHO DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Integrantes: Robson Gon ç alves; Anderson Alonso; Bruna Alonso; Mariana Ribeiro; Patrícia Alonso; Rosimerie Policiano. RECURSOS ESPECIAIS OU EXTRAORDINÁRIOS…
1
0

Recurso extraordinário per saltum

O advento do Código de Processo Civil de 2015 trouxe a proscênio a mais diversa sorte de assuntos que, sob a égide do diploma anterior, não recebiam tanta atenção. A título exemplificativo,…
1
0
Marllon Martins, Advogado
ano passado

Execução Fiscal e a perspectiva do CPC/2015: em especial, uma análise quanto à aplicabilidade do incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

RESUMO É bem verdade que o novo CPC/2015 entrou em vigor em março do ano de 2016, introduzindo, no ordenamento brasileiro, uma nova Teoria Geral do Processo, aplicável, inclusive, aos processos…
2
0
Lucas Bianco, Estudante de Direito
ano passado

Préquestionamento do Processo do Trabalho.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS Faculdades Integradas dos Campos Gerais Acadêmico: Lucas Bianco Período 9º NA Disciplina: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II Prof.: Gerson Eurico Dos Reis…
4
0
Kaesle Luna, Estudante de Direito
ano passado

Recursos no Processo Penal brasileiro

Os recursos são instrumentos que as partes, tanto acusação quanto defesa, utilizam para impugnar decisões judiciais, objetivando modificar, anular ou reformar uma decisão desfavorável. No processo…
0
0