Inciso III do Artigo 102 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida:
a) contrariar dispositivo desta Constituição ;
b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal;
c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição .
d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

STF Abr23 - Tribunal não pode Alterar Absolvição do Conselho de Sentença - Júri - Soberania dos Veredictos

Inteiro Teor RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 1.426.067 MINAS GERAIS RELATOR : MIN. EDSON FACHIN DECISÃO: Trata-se de agravo cujo objeto é a decisão que inadmitiu recurso extraordinário interposto…
4
0

STJ - Nulidade - Juntada de Interceptação Tardia - Pós Sentença - HC de Ofício Em Recurso Especial

Grupo Mentoria em HC e REsp - Whatsaap - Todo dia Jurisprudência https://chat.whatsapp.com/FlHlXjhZPVP30cY0elYa10 RECURSO ESPECIAL. TRÁFICO DE DROGAS. AUSÊNCIA DE PROVAS DA INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA.
1
0
Aracy Moschetta, Advogado
há 3 anos

Cabível a tributação de Correção Monetária de Rendimentos em Aplicação Financeira

Nesta última terça-feira (11/05), a 1ª Turma do STJ decidiu que a tributação do IRPJ e da CSLL referente à correção monetária sobre os rendimentos de aplicações financeiras é devida. A discussão…
1
0

Incidência de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o deslocamento de mercadorias de um estabelecimento para outro do mesmo contribuinte localizados em estados distintos.

Descrição: Recurso extraordinário em que se discute, à luz dos arts. 150, I e 155, II, da Constituição Federal, se incide o ICMS sobre o deslocamento de mercadorias entre estabelecimentos localizados…
1
0

Quais as diferenças entre recurso extraordinário e recurso especial?

O recurso especial e o extraordinário impactam diretamente na resolução das demandas repetitivas. Esses dois instrumentos processuais têm previsão taxativa em dispositivos constitucionais. Os artigos…
5
1

07 Perguntas sobre o IPTU com resposta na jurisprudência recente

1- Incide IPTU em loteamento pendente de aprovação? AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO TRIBUTÁRIO. LOTEAMENTO PENDENTE DE APROVAÇÃO. IPTU. INCIDÊNCIA. LANÇAMENTO DE OFÍCIO ADMISSIBILIDADE. SÚMULA…
3
0

Incide IPTU sobre sítios de recreio e plantas de mineração

Fique atento, a jurisprudência do STJ tem decidido que o critério da localização do imóvel não é suficiente para que se decida sobre a incidência do IPTU, sendo necessário observar-se também a…
2
0

Juiz suspende processo contra a CEMIG para devolução de cobranças indevidas

Justiça de 1ª Instância JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS DA COMARCA DE CORONEL FABRICIANO CONCLUSÃO Aos 29 de maio de 2019 Faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito Dr. Eduardo Tavares…
2
0

Questões processuais resultam em cassação de liminar sobre reintegração de posse de área ocupada em Sumaré (SP)

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou prejudicada a Ação Cautelar (AC) 4085, em que a Defensoria Pública do Estado de São Paulo havia obtido liminar para suspender a ordem…
0
0

Exigir que prisão aguarde trânsito em julgado compromete eficácia da lei penal

1. O estado da questão A prisão decorrente de sentença condenatória criminal tornou-se questão controvertida no Direito brasileiro. Nem sempre foi assim. Na sua redação original, o artigo 594 do…
4
0